Durante o período entre 20 de dezembro de 2024 e 1 de janeiro de 2025, as forças policiais dos Açores realizaram diversas operações que resultaram na detenção de 47 pessoas e no registo de 131 acidentes de viação, os quais provocaram 34 feridos além dos danos materiais.
Na Divisão Policial de Ponta Delgada, foram detidas 37 pessoas por crimes variados. Entre os casos mais graves, destacam-se quatro detenções por violência doméstica, incluindo um homem de 31 anos acusado de ameaçar e coagir a avó, de 77 anos, e outro de 35 anos que violou medidas de coação prévias. Além disso, 18 pessoas foram detidas por condução sob influência de álcool ou sem habilitação legal, três por desobediência, e houve detenções por crimes como resistência a agentes de autoridade, introdução em local vedado ao público e cumplicidade em condução ilegal. Cinco pessoas foram detidas em cumprimento de mandados judiciais.
Na Divisão Policial de Angra do Heroísmo, oito homens foram detidos, dois deles por violência doméstica, enquanto os restantes foram detidos por condução sob influência de álcool e em cumprimento de um mandado judicial. Foram ainda realizadas operações de fiscalização junto a estabelecimentos comerciais, onde se detetaram três infrações às normas legais.
Na Divisão Policial da Horta, foram registadas duas detenções nos concelhos da Horta e de Santa Cruz das Flores, ambas relacionadas com condução sem habilitação legal e sob influência de álcool. Realizaram-se também sete operações de fiscalização rodoviária, que resultaram na deteção de 14 infrações ao Código da Estrada.
A sinistralidade rodoviária durante o período analisado contabilizou 131 acidentes em toda a Região Autónoma dos Açores, que resultaram em 34 feridos. As autoridades reforçam o apelo à prudência e ao cumprimento das regras de trânsito, especialmente em épocas festivas, quando há um aumento significativo do tráfego e dos riscos associados.