A obra de beneficiação do caminho rural da Manga, localizado no perímetro de ordenamento agrário da Madalena, no Pico, Açores, vai melhorar o acesso de cerca de 20 agricultores às explorações agrícolas, numa área de 128 hectares, foi hoje anunciado.
A inauguração da empreitada de beneficiação do caminho rural, na freguesia da Criação Velha, ocorreu na sexta-feira e a intervenção consistiu na pavimentação em betão betuminoso da via com uma extensão de 1,1 quilómetros, num investimento de 129.400 euros, segundo uma nota divulgada pelo executivo açoriano.
A obra resulta de uma parceria entre os Serviços Florestais do Pico e a Instituto Regional de Ordenamento Agrário (IROA), acrescentou o Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM).
De acordo com o secretário regional da Agricultura e Alimentação, António Ventura, que presidiu à inauguração, “com esta empreitada pretende-se beneficiar acessibilidades, favorecendo as condições de acesso dos agricultores às suas explorações agrícolas”.
“Melhorar as infraestruturas das áreas rurais contribui para elevar a qualidade do trabalho desenvolvido pelos agricultores e, de igual modo, para a eficácia do transporte dos produtos agrícolas”, assinalou António Ventura, citado na nota.
Segundo o governante, para 2025 está previsto um “substancial investimento público em caminhos, abastecimento de água e eletrificação”.
No âmbito dos caminhos agrícolas, rurais e florestais os investimentos previstos são de 12,8 milhões de euros.
Está previsto para o Pico um investimento de 800 mil euros nos caminhos rurais da serra da Madalena, do Bodo de Leite, da Ferradura, da Meia Encosta de Santa Luzia e do Alto do Barreiro.