A Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, visitou esta terça-feira as obras da variante à Madalena, no âmbito da visita estatuária do Governo dos Açores à ilha do Pico. A intervenção, avaliada em mais de 6,4 milhões de euros, é financiada pelo PRR, no âmbito da Componente 7 – Infraestruturas, Rede Viária dos Açores.

“Este investimento é essencial para um desenvolvimento económico mais equilibrado, promovendo a mobilidade e a acessibilidade aos principais pontos de entrada e atividade económica na ilha,” afirmou a governante.

A variante, com cerca de 1,6 km de extensão, inclui seis interseções giratórias que facilitam o acesso ao Centro de Saúde, porto e aeroporto da Madalena. Além disso, o projeto contempla passeios, ciclovia bidirecional, valetas e áreas verdes, reforçando a integração urbana e paisagística.

Berta Cabral destacou ainda que a obra visa “reduzir distâncias, tempos de percurso e congestionamentos”, criando condições para melhorar a qualidade de vida da população e a segurança rodoviária.

“Com este projeto, tal como com os restantes previstos no PRR, pretendemos expandir e melhorar as infraestruturas rodoviárias nos Açores, garantindo acessibilidade a núcleos populacionais e económicos, sem deixar nenhuma estrada prevista por construir,” assegurou.

O PRR dos Açores destina 92 milhões de euros para a construção de dez variantes e a reabilitação de estradas em várias ilhas do arquipélago, incluindo Terceira, Santa Maria, Graciosa, São Jorge, Pico, Faial e São Miguel.

Berta Cabral sublinhou que os prazos das obras estão a ser cumpridos, reforçando o compromisso do Governo Regional em dotar o arquipélago de infraestruturas modernas e eficientes.

 

PUB