O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, destacou, este domingo, que o município tem liderado os investimentos no desporto nos Açores, com apoios que já totalizam cinco milhões de euros durante o atual mandato.
À margem da inauguração da requalificação do Estádio de São Roque, que representou um investimento próximo de um milhão de euros, o autarca revelou que, desde 2022, a Câmara destinou mais de 2,1 milhões de euros para atividades desportivas regulares e eventos pontuais. Além disso, cerca de 2,9 milhões de euros foram alocados a novas infraestruturas ou à melhoria das existentes, incluindo o Campo das Figueiras, em Santo António, orçado em 750 mil euros, e a modernização de campos como o Jácome Correia e Águia dos Arrifes, num total de 190 mil euros.
Pedro Nascimento Cabral sublinhou ainda que o município tem apoiado diversas modalidades de forma descentralizada, com investimentos como a inauguração da pista de Pump Track, em São Pedro (156 mil euros), e a substituição do piso sintético do campo de Padel do Livramento (15 mil euros).
Entre os projetos futuros, destacam-se a construção de um centro de treinos em Arrifes para o Kickboxing Clube (500 mil euros) e a cobertura de três campos do Clube de Ténis de São Miguel (150 mil euros). Além disso, estão em desenvolvimento os projetos de cobertura de vários campos de jogos nas freguesias da Covoada, Santa Clara, São José e Sete Cidades.
A nível desportivo, Ponta Delgada foi novamente distinguida como “Município Amigo do Desporto”. O autarca destacou o impacto das políticas municipais, que têm elevado os clubes locais a patamares nacionais e internacionais, como os seniores do Santa Clara, a equipa feminina de basquetebol do União Sportiva e atletas de modalidades individuais como Judo, Kickboxing e Atletismo.
Pedro Nascimento Cabral frisou ainda que a inclusão é uma prioridade, com o município a apoiar anualmente cerca de 100 entidades desportivas e 60 modalidades, abrangendo mais de 350 atletas de desporto adaptado. Este compromisso foi evidenciado pela conclusão do Pavilhão de São Sebastião, cedido ao Clube Desportivo Santa Clara, que conta com uma equipa de futsal adaptado vice-campeã nacional.
A Câmara Municipal de Ponta Delgada reafirma assim o seu papel de referência no apoio ao desporto nos Açores, promovendo a formação, a inclusão e a excelência competitiva.