A Caixa Económica da Misericórdia de Angra do Heroísmo (CEMAH) vai atualizar os salários em 2,5% em 2025 e aumentar outros subsídios, revelaram hoje os sindicatos bancários da União Geral de Trabalhadores (UGT).

“Além do aumento de 2,5% nas tabelas e cláusulas de expressão pecuniária, foi acordado um acréscimo superior no subsídio de almoço, que passa a ser de 13,07 euros, valor acima do estabelecido no ACT [Acordo Coletivo de Trabalho], e foi ainda contratualizado o subsídio de natalidade”, lê-se num comunicado de imprensa dos sindicatos bancários da UGT.

A revisão do Acordo de Empresa (AE) para 2025 foi assinada entre a Caixa Económica da Misericórdia de Angra do Heroísmo (CEMAH), o Mais Sindicato e o Sindicato dos Trabalhadores do Setor Financeiro de Portugal (SBN).

Os dois sindicatos afetos à UGT sublinham, em comunicado, o facto de a entidade ter atribuído, em algumas cláusulas, aumentos superiores aos definidos no ACT do setor bancário.

“Apesar da sua menor dimensão financeira comparativamente à maioria das instituições de crédito, a CEMAH tem evoluído de posição, afastando-se, a pouco e pouco, das propostas do grupo negociador do ACT do setor bancário”, afirmam, destacando a disponibilidade da entidade “para negociar com os sindicatos condições mais favoráveis para os seus trabalhadores”.

Os sindicatos lembram que já em anos anteriores os aumentos atribuídos pela CEMAH foram “mais elevados do que os de outros” acordos, com uma atualização de 4,5% dos salários em 2023 e de 3,5% em 2024, ano em que houve ainda um aumento do subsídio de refeição.

“A recetividade da CEMAH às propostas do Mais Sindicato e do SBN contrasta significativamente com a intransigência e indisponibilidade para melhorar a vida dos trabalhadores que se verifica, infelizmente, em outras mesas negociais”, apontam.

 

PUB