No âmbito de fortalecer parcerias e responder a desafios globais, várias delegações do Parlamento Europeu partem esta semana em missões estratégicas para o Reino Unido, os Estados Unidos e a Colômbia.

Em Londres, as Comissões de Comércio Internacional, Assuntos Externos e Segurança e Defesa do Parlamento Europeu analisam a evolução das relações UE-Reino Unido desde o Brexit. De terça a quinta-feira, os eurodeputados irão debater com membros do governo britânico, parlamentares, líderes empresariais e da sociedade civil o futuro da cooperação bilateral, numa fase de transição política com o novo governo britânico. Está previsto um encontro informal com a imprensa local para troca de perspetivas.

Simultaneamente, em Washington D.C., uma delegação da Comissão dos Assuntos Económicos e Monetários marca presença nas reuniões anuais de 2024 do Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial, de quinta-feira a sábado. Este evento inclui reuniões com membros do FMI, representantes do Congresso dos EUA, líderes de grandes empresas e consultores económicos da Casa Branca. A visita procura reforçar a colaboração económica e financeira em resposta a incertezas globais, promovendo o crescimento sustentável e o desenvolvimento económico.

Por outro lado, na COP16 em Cali, Colômbia, a Comissão do Ambiente, Saúde Pública e Segurança Alimentar participa na Conferência da ONU sobre a Diversidade Biológica. De terça a sexta-feira, os representantes europeus abordarão com delegados internacionais e organizações de comunidades indígenas os avanços no Quadro Global de Biodiversidade Kunming-Montreal, discutindo soluções para a preservação ambiental e mitigação das alterações climáticas.

Por fim, a Presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, visita Madrid na quarta-feira para receber o Prémio Fórum Europa 2024 do Fórum Nueva Economía, e na quinta-feira, participará na Conferência Bancária Internacional Santander 2024, onde discursará sobre o crescimento económico em tempos de disrupção global.

PUB