O deputado da Iniciativa Liberal (IL) no parlamento dos Açores, Nuno Barata, criticou hoje a cedência de instalações desportivas públicas, alegando que a situação prejudica clubes e atletas, devido a uma “deficiente gestão” dos espaços.

De acordo com uma nota de imprensa do partido, o deputado único da IL no parlamento açoriano já entregou um requerimento na Assembleia Legislativa a questionar o executivo regional de coligação PSD/CDS-PP/PPM sobre “os critérios para a cedência das instalações desportivas aos clubes e associações, para a prática das diferentes modalidades desportivas, por parte da Secretaria Regional da Educação, Cultura e Desporto”.

Segundo Nuno Barata, a cedência de instalações está a criar dificuldades “particularmente na ilha de São Miguel e no concelho de Ponta Delgada”, obrigando os jovens atletas “a fazer treinos até às 23:00, ou mais tarde”, devido à “deficiente gestão dos mapas de horários e dos espaços desportivos”.

O parlamentar liberal defende que é “necessária uma atenção particular à conciliação de horários adequados e instalações desportivas, que sejam minimamente compatíveis com a vida escolar e familiar desses jovens”, realçando os benefícios da prática de desporto.

Nuno Barata solicita ainda ao Governo Regional “cópias dos mapas de horários de treinos regulares, das diferentes modalidades desportivas, para os pavilhões desportivos da ilha de São Miguel, cedidas pela Secretaria Regional da Educação, Cultura e Desporto, com informação relativa ao tipo de modalidade e respetivas equipas”.

PUB