A 3.ª Conferência de Desporto da Lagoa, certame formativo de excelência, acontecerá nos dias 25 e 26 de outubro, no auditório Ferreira da Silva, na vila de Água de Pau. A edição deste ano assume-se como evento nacional, constituindo-se como seminário nacional dos Municípios Amigos do Desporto.

A inscrição é gratuita, podendo ser feita através da página do município ou da divulgação feita pelas entidades organizadoras e parceiros.

Com participação confirmada de vários municípios a nível nacional, como Guimarães, Lagos, Loures, Portimão, Matosinhos, Lousada, Porto, Vila Franca de Xira, Cartaxo, Ponta Delgada, Vila do Porto, Ribeira Grande, entre outros, a conferência irá manter a qualidade dos oradores.

Durante dois dias, serão abordadas as temáticas selecionadas pela comissão organizadora, tais como: estratégias de trabalho com jovens através do desporto; promoção desportiva em espaço escolar; comunicação no desporto; estruturas desportivas municipais: fatores críticos de sucesso; programação autárquica desportiva entre outros.

A metodologia da conferência é de debates abertos e de troca e partilha de opiniões, privilegiando o contato presencial e a criação de laços entre os diversos intervenientes no desporto (autarquias, clubes, comunicação social e associações das modalidades com maior representatividade no concelho anfitrião).

Cumprindo com as edições anteriores, este evento aponta para a certificação do Instituto Português do Desporto e Juventude, para diretores técnicos, técnicos de exercício físico e treinadores de desporto, assim como a equiparação a formação contínua de pessoal docente e UEFA (União das Federações Europeias de Futebol).

Para Nelson Santos, vereador responsável pelo desporto municipal, a Conferência do Desporto representa o investimento que o município reconhece como necessário na formação e motivação dos agentes desportivos que, no concelho da Lagoa, trabalham com enorme empenho e qualidade, como demonstra o aumento sucessivo do número de praticantes no diversos escalões etários que, em 2024, representa um número recorde de 1343 praticantes, em inúmeras modalidades, e que contribui para os bons resultados alcançados a nível regional e nacional.

“Atualmente, vive-se desporto na Lagoa, desde os mais jovens até aos atletas e dirigentes que ocupam as mais prestigiados clubes e federações nacionais. O desporto como forma de vida e como nivelador de desigualdades sociais é, também, um motor de desenvolvimento comunitário que, no caso da Lagoa é evidente, ano após ano, fruto do esforço dos movimentos associativos (dirigentes, treinadores e atletas). Desta forma, a conferência do desporto é dedica a eles”, referiu o vereador.

PUB