O porto de Santa Iria, na ilha de São Miguel, nos Açores, vai ser alvo de obras de reabilitação e proteção marítima no valor de 5,6 milhões de euros, segundo foi hoje publicado no Jornal Oficial.
A obra será realizada através de um concurso público internacional, lançado pela Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, visando “promover condições de segurança na zona do porto de Santa Iria, através da estabilização das arribas contíguas à estrada regional de acesso ao porto”.
Segundo uma nota de imprensa do executivo açoriano, a obra vai ainda reduzir o risco para pessoas e bens, “tanto na via de acesso ao porto como na zona do solário”, através da instalação de suportes com “características adaptadas à exposição ambiental local e de baixo impacto visual”.
O Governo Regional adianta que a obra pretende também “garantir a proteção costeira contra a ação direta da agitação marítima”, tanto a norte como a setor sul da infraestrutura, bem como “salvaguardar e preservar o património construído no porto de Santa Iria”, no concelho da Ribeira Grande.
A intervenção prevista prevê a desmatação e decapagem das arribas, a implementação de uma solução de estabilização assente em pregagens e redes metálicas, numa área de cerca de 27 mil metros quadrados, assim como a construção de órgãos de drenagem de águas pluviais.
Prevê-se também a requalificação da via de acesso ao porto, incluindo a pavimentação, a construção de muros e a sinalização do arruamento, a execução de proteções marítimas e a requalificação geral do porto, incluindo a preservação do património construído, ainda de acordo com o executivo regional.