Começa hoje o XXII Congresso do PCP. Durante 3 dias, mais de 1000 delegados eleitos em centenas de plenários vão debater a situação do país e do mundo. A realidade demonstrou que o capitalismo está a pôr em causa o futuro da Humanidade e do Planeta. É cada vez mais urgente construir uma alternativa de desenvolvimento equilibrado, socialmente, economicamente e ambientalmente sustentável.
Estará presente, como sempre, uma delegação dos Açores, que denunciará os resultados da política desastrosa do governo regional, com o apoio da extrema-direita e que, inacreditavelmente, o PS se disponibilizou a viabilizar, em troca de uns meros paliativos. Será denunciada a desumanidade de uma política que anuncia crescimento económico, fingindo não ver o empobrecimento, as desigualdades crescentes e a perda de poder de compra das famílias. Será denunciada a vontade de tudo privatizar, deixando a Região à mercê da sede de lucro dos grandes grupos privados. Será dada voz aos que lutam por uma região mais justa: enfermeiros, médicos, polícias, pescadores, agricultores, professores, trabalhadores dos matadouros, da COFACO, das grandes superfícies, entre tantos outros. Foi a sua luta que conquistou aumentos salariais e a valorização das carreiras, contra um governo regional que prefere esconder os problemas.
Não será eleito um chefe que tudo decide, nem assistiremos a lutas por lugares ou cargos. Em vez disso, veremos discussão coletiva, frontalidade, cordialidade, respeito e valorização das opiniões discordantes. Veremos um trabalho coletivo profundamente enraizado, em que todos são chamados para dar o seu contributo. Assim se explica que as votações de braço no ar tenham resultados semelhantes aos das votações por voto secreto.
Por tudo isto, o Congresso ilustra bem a prática democrática do PCP: participação, envolvimento, livre expressão das opiniões, construção coletiva de um projeto de transformação da sociedade, no qual a felicidade de cada um contribui para a felicidade de todos. A conclusão é evidente: este será um Congresso que na forma, no conteúdo e nos objetivos será diferente de todos os outros!