A antiga deputada e militante do PS/Açores Sónia Nicolau anunciou hoje a sua candidatura à presidência da Câmara Municipal de Ponta Delgada, através de um movimento independente, depois de se ter oferecido para liderar a lista de candidatos socialista.
“Sim, sou candidata pelo movimento independente ‘Ponta Delgada para Todos’ nas próximas eleições autárquicas à Câmara Municipal de Ponta Delgada”, esclareceu Sónia Nicolau, em conferência de imprensa, em Ponta Delgada, lamentando que a direção do PS/Açores, presidida por Francisco César, não tenha manifestado interesse na sua candidatura pelas listas socialistas.
A candidata independente, que se ofereceu para liderar a candidatura do PS à maior autarquia dos Açores, já tinha dito, em comunicado, na passada semana, que renunciava a uma possível candidatura pelas listas socialistas, depois de considerar ter sido ignorada pelos dirigentes do seu próprio partido.
“Pela profunda mágoa que me causa a forma como este processo está a ser conduzido pelo Partido Socialista, tomo a decisão de retirar a minha disponibilidade para ser candidata à Câmara Municipal de Ponta Delgada pelo PS/Açores”, explicou, na altura, a agora candidata independente ao município.
Sónia Nicolau, que defendia a realização de eleições primárias dentro do PS, para a escolha dos candidatos à Câmara Municipal de Ponta Delgada, revelou hoje aos jornalistas que já devolveu o seu cartão de militante ao PS/Açores, colocando um ponto final a uma relação que durava há cerca de duas décadas.
“Não estou disponível para submeter-me a um processo de seleção baseado em decisões fechadas, que demonstra receio da decisão de militantes e simpatizantes”, lamentou a antiga dirigente socialista, que foi, entre 2005 e 2021, autarca de freguesia, deputada municipal, vereadora e deputada regional.
Sónia Nicolau diz agora que, no seu novo projeto autárquico, “não haverá” lugar a “represálias na liberdade de cada um”, garantindo que será “a candidata de e para todos aqueles que queiram uma Ponta Delgada enquanto projeto coletivo e participativo”.
“Este movimento cívico apresentará soluções para os problemas das pessoas e do território. Queremos uma campanha de esclarecimento e envolvimento por parte das pessoas”, insistiu a candidata independente, acrescentando que o movimento cívico ‘Ponta Delgada para Todos’ apenas apresentará candidaturas à Câmara Municipal e à Assembleia Municipal de Ponta Delgada, mas não apresentará listas às assembleias de freguesia do concelho.
A candidata garantiu também que fará uma campanha “financeira e ecologicamente consciente e responsável”, que permita “reconquistar a confiança dos cidadãos” e reduzir a abstenção.
“Queremos agregar para vencer! Equipa competente, propostas certas e projetos de muitos para muitos”, insistiu Sónia Nicolau, que promete também trabalhar para uma “cidade de pessoas, território de mar e lagoas, solidária, inovadora, sustentável e aberta ao mundo!”.