O líder do PS/Açores, Francisco César, apresentou, esta segunda-feira, um conjunto de três medidas na área da Educação com o objetivo de superar as dificuldades económicas, sociais e de competitividade que afetam a Região.
As propostas foram anunciadas durante uma visita à Escola Básica e Secundária da Calheta, na ilha de São Jorge, onde Francisco César destacou a necessidade de criação de uma rede comunitária educacional. Esta iniciativa envolverá IPSS, clubes desportivos, câmaras municipais, juntas de freguesia, Governo e professores para implementar uma Escola a Tempo Inteiro.
“Com esta proposta, garantimos que, durante todo o seu percurso escolar e durante todo o seu dia, estas entidades podem ajudar a que as crianças tenham um desenvolvimento mais pleno, mais ocupado e mais diversificado, onde podem brincar, aprender e conviver”, sublinhou o socialista.
Outra das propostas apresentadas pelo líder do PS/Açores é a criação de um sistema de alerta precoce, para identificar e intervir rapidamente nos casos de crianças com problemas sociais. “Sabemos que há muitas crianças que, devido às suas circunstâncias, partem em desvantagem. Isto tem de ser sinalizado cedo para que possamos agir e corrigir”, frisou Francisco César.
A terceira medida visa o alargamento do pré-escolar, tornando-o universal e acessível a todas as famílias, com o objetivo de começar mais cedo. Segundo o socialista, “é tempo de os Açores liderarem o país neste âmbito”, destacando que estudos demonstram que crianças que frequentam a creche desde os cinco meses têm, mais tarde, “melhor aproveitamento escolar, maior capacidade de aprendizagem e melhores ferramentas para triunfar na vida”.
“Estas são três medidas que resumem parte daquilo que queremos fazer na Educação nos Açores”, afirmou Francisco César, defendendo que a aposta na Educação é essencial para ultrapassar problemas como a pobreza, as dependências e o abandono escolar precoce.
“Somos a região do país com maior índice de dependências, maiores problemas de pobreza e com o mais elevado abandono escolar precoce”, alertou o líder socialista, garantindo que o Partido Socialista “não abdicará de colocar a Educação no centro da sua ação”.