O Presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, recebeu recentemente a equipa do Programa Blue Azores em audiência, destacando a importância do programa para a criação do novo Parque Marinho dos Açores. Este parque foi aprovado pela Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores em outubro de 2024 e representa um marco na conservação do oceano, sendo acompanhado atentamente a nível mundial.
Criado em 2019, o Programa Blue Azores tem como objetivo proteger 30% do mar açoriano, com a criação da Rede de Áreas Marinhas Protegidas dos Açores (RAMPA). O esforço culminou na formação do novo Parque Marinho, que é considerado um avanço significativo na proteção do meio marinho, alinhado com as metas internacionais da ONU e da União Europeia para 2030.
A criação do parque envolveu um processo de cocriação inédito em Portugal, com a participação de cientistas, organizações não governamentais (ONG), entidades públicas, associações do setor pesqueiro e marítimo-turístico, além da sociedade civil. José Manuel Bolieiro destacou o trabalho de equilíbrio entre a conservação dos ecossistemas marinhos e o impacto nas atividades económicas, sublinhando a importância do envolvimento de diferentes setores no processo.
O Programa Blue Azores continuará a atuar na implementação da RAMPA ao longo dos próximos três anos, com um novo memorando de entendimento a ser assinado em fevereiro de 2025. Com esta iniciativa, os Açores reforçam seu compromisso com a sustentabilidade, consolidando-se como um modelo global na proteção do património marinho.