A Secretária Regional da Juventude, Habitação e Emprego, Maria João Carreiro, destacou ontem, na Praia da Vitória, o papel crucial dos jovens açorianos na construção de políticas públicas. Presidindo à abertura do “Estou ON! Encontro de Jovens e Líderes Associativos”, a governante revelou que desde 2023 mais de 2.000 jovens das nove ilhas participaram em fóruns de auscultação promovidos pelo Governo dos Açores.

“Só conseguimos criar políticas adequadas, eficazes e verdadeiramente alinhadas com as necessidades e expetativas dos jovens, se formos capazes de os envolver na construção de medidas das quais poderão e deverão ser destinatários”, afirmou Maria João Carreiro.

Entre as iniciativas da coligação PSD/CDS-PPM, a secretária regional destacou o estudo sobre o estado da participação cívica e política dos jovens açorianos, que envolveu 1.100 jovens, os dois seminários DemocraciAz, com cerca de 300 participantes, e o roteiro “Jovens com Voz”, que percorreu todas as ilhas e envolveu 400 jovens. Além disso, mencionou a realização do Fórum Democracia 25.4, em parceria com a Federação Nacional das Associações Juvenis, e a concretização de seis Conselhos de Juventude dos Açores.

Combate à desinformação como prioridade
Maria João Carreiro identificou a desinformação, as ‘fake news’ e o populismo como desafios à participação democrática juvenil. Para responder a estes desafios, foi desenvolvido em 2024 o projeto “Estás ON! Informa-te, Debate e Decide”, cofinanciado pelo Erasmus+. Este incluiu laboratórios participativos e a elaboração de um manifesto com propostas para combater a desinformação, a ser apresentado no encerramento do encontro e entregue aos decisores públicos.

“Temos de ser capazes de assumir o encargo e a responsabilidade de criar sinergias que envolvam a sociedade e os Órgãos de Poder, incluindo a Comunicação Social, na formação, informação, sensibilização e envolvimento dos jovens na construção de uma sociedade sã”, defendeu a secretária regional.

Orçamento reforça aposta na juventude
O Plano e Orçamento para 2025, proposto pela coligação governamental, prevê um reforço de 10 mil euros para “Participação e Associativismo Jovem”, totalizando 470 mil euros. No total, o orçamento para a Juventude ascende a 3,5 milhões de euros, com 1 milhão de euros destinados à medida “Regressa a Casa”, integrada no programa “+ Jovem”, que visa atrair, reter e fixar talentos em todas as ilhas do arquipélago.

O encontro “Estou ON!” reúne cerca de 100 participantes, incluindo jovens, académicos, peritos em comunicação e cidadania, decisores políticos e dirigentes associativos. O evento termina hoje na Praia da Vitória.

PUB