João Pereira estreia-se como treinador do Sporting frente ao ‘terciário’ Amarante, enquanto FC Porto, detentor da Taça de Portugal de futebol, e Benfica defrontam os primodivisionários Moreirense e Estrela da Amadora na quarta eliminatória, respetivamente.
Mais afortunados no sorteio do que os rivais, os ‘leões’, finalistas na época passada, terão mesmo honras de abertura da ronda, na sexta-feira, em encontro com início às 20:45, o primeiro do sucessor de Ruben Amorim, que deixou o Sporting a meio da época 2024/25 para assumir o comando técnico dos ingleses do Manchester United.
Não se pode dizer que João Pereira terá um batismo de fogo, uma vez que o Amarante alinha dois escalões abaixo, na Liga 3 (apesar de ocupar o segundo lugar na Série A), enquanto a equipa de Alvalade lidera de forma destacada a I Liga e parece em boas condições para se sagrar bicampeã.
A única partida disputada pelo Sporting na prova, ainda sob a orientação de Ruben Amorim, saldou-se por um triunfo sofrido no estádio do Portimonense, por 2-1, enquanto o Amarante tem mais história nesta edição, na qual já afastou Fafe (4-1), Eléctrico (2-0) e Lajense (6-1).
Os dois clubes já se cruzaram na competição, em dezembro de 1979, há quase 45 anos, e os ‘verdes e brancos’ foram obrigados a horas extraordinárias, depois de terem empatado 1-1 em Amarante, após prolongamento, resolvendo a questão em Lisboa, com uma goleada por 5-0.
O Sporting já ergueu 17 vezes o troféu na Taça de Portugal e deverá ter um regresso menos agitado após a pausa para os compromissos das seleções, pois o Benfica (recordista de títulos, com 26) e o FC Porto (que conquistou 20, entre os quais os das últimas três temporadas) terão de medir forças com duas equipas do escalão principal.
O clube portuense, que há três semanas bateu o Moreirense por 2-0, para a Taça da Liga, é o único dos três ‘grandes’ a jogar fora de casa, no domingo, às 17:00, num recinto onde os ‘cónegos’ ainda não perderam e que será palco do embate entre o segundo e oitavo classificados da I Liga.
Se os ‘dragões’ – que procuram apagar rapidamente a imagem deixada pela derrota por 4-1 no estádio do Benfica – se impuseram facilmente ao Sintrense na estreia, por 3-0, o Moreirense teve de virar o resultado frente ao União de Santarém, da Liga 3, para vencer por 2-1.
O Benfica também cumpriu a obrigação na terceira eliminatória, ao impor-se por 2-0 ao Pevidém, do Campeonato de Portugal, equivalente à quarta divisão, mas o Estrela da Amadora foi forçado a trabalho suplementar em Anadia, onde só ganhou ao clube da Liga 3 após prolongamento, por 3-1.
Os ‘encarnados’, terceiros posicionados na I Liga, já defrontaram esta época os amadorenses, em finais de agosto, precisamente, no Estádio da Luz, tendo vencido pela margem mínima (1-0) o atual 15.º colocado do campeonato, primeiro lugar acima da zona vermelha.
Se seguir em frente, o Benfica já sabe que terá pela frente nos oitavos de final outro adversário do escalão principal, a sair do embate entre Arouca e Farense, tal como o Sporting (Santa Clara ou Famalicão), enquanto o FC Porto poderá defrontar Gil Vicente, também da I Liga, ou Vila Real, do Campeonato de Portugal (CP).
Os ‘oitavos’ terão, obrigatoriamente, uma equipa do quarto escalão, resultante da partida entre Tirsense e Brito, e o Campeonato de Portugal poderá mesmo ter um representante nos quartos de final, uma vez que o vencedor defrontará a equipa que prevalecer do embate entre Sporting da Covilhã, da Liga 3, e Rebordosa.