A deputada do PSD/Açores Sabrina Furtado enalteceu hoje o “orçamento histórico” para o Poder Local em 2025, com mais de seis milhões de euros destinados à cooperação com as Juntas de Freguesia. O termo foi também sublinhado pela Delegação Regional dos Açores da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE) durante uma reunião com deputados do Grupo Parlamentar do PSD/Açores.
Os social-democratas saíram do encontro “com dados bastante animadores”, destacando os 5,5 milhões de euros do Fundo de Desenvolvimento das Freguesias, ao qual se junta mais de um milhão de euros do programa Eco-Freguesias, além de verbas específicas para formação e apoio técnico às juntas.
Sabrina Furtado comparou os valores atuais aos 1,9 milhões atribuídos em 2019, realçando o aumento significativo e a implementação de critérios transparentes e equitativos na distribuição. “Hoje, as juntas definem as suas prioridades, com escrutínio público, ao contrário dos anos de injustiça dos governos socialistas, que favoreciam maioritariamente juntas da sua cor política”, afirmou.
A deputada destacou ainda a criação da primeira Direção Regional de Cooperação com o Poder Local pelo atual Governo de Coligação PSD/CDS/PPM em 2020, e reforçou a necessidade de rever a Lei das Finanças Locais para garantir mais recursos às freguesias açorianas.
O encontro sublinhou a importância de uma relação bilateral entre o Governo Regional e os autarcas, promovendo um desenvolvimento harmonioso nas nove ilhas do arquipélago.