André Franqueira Rodrigues interveio ontem na audição de confirmação do candidato a Comissário para a Agricultura e Alimentação, Christophe Hansen, destacando como prioridades o POSEI, o papel das regiões na PAC, as zonas rurais e a anunciada “Visão para a Agricultura e Alimentação”.

“As zonas rurais e o setor agrícola enfrentam desafios significativos, que aguardam ainda respostas políticas adequadas”, afirmou Rodrigues ao iniciar a sua intervenção. Durante a audição, onde diversos grupos políticos colocaram questões ao candidato, o deputado açoriano enfatizou a necessidade de atenção especial para as regiões ultraperiféricas (RUP).

Christophe Hansen, atual deputado ao Parlamento Europeu, foi indicado pelo Luxemburgo para integrar o próximo Colégio de Comissários. As audições de confirmação, como a que ocorreu ontem perante a Comissão da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, têm o objetivo de verificar a qualificação dos candidatos para desempenhar as funções específicas a eles atribuídas. A sessão durou mais de três horas.

Referindo-se ao POSEI, Rodrigues questionou Hansen se, além do compromisso de reforço do orçamento, poderia garantir a defesa do papel das regiões na futura Política Agrícola Comum (PAC). O deputado açoriano aproveitou ainda para recordar a reunião bilateral anterior, onde convidou Hansen a visitar os Açores, sensibilizando-o para a importância económica e social da agricultura na região, e solicitando condições justas e adequadas para os produtores locais no contexto do mercado comum europeu.

Rodrigues instou também o candidato a Comissário a indicar as principais ações que pretende desenvolver para defender as zonas rurais, destacando a importância de apoiar as autoridades locais e regionais na concretização do potencial dessas comunidades. Ressaltou que as zonas rurais representam cerca de 83% da área total da UE e são lar para 137 milhões de pessoas, o que equivale a 30,6% da população da União Europeia.

Adicionalmente, o deputado socialista questionou Hansen sobre a “Visão para a Agricultura e Alimentação”, prevista para ser apresentada nos primeiros 100 dias do mandato na nova Comissão. Rodrigues quis saber como o candidato planeia garantir que essa visão promoverá o desenvolvimento sustentável do setor, assegurando um rendimento justo aos agricultores e resiliência aos desafios ambientais e climáticos. Também solicitou um compromisso com um calendário, metas e medidas políticas concretas.

Após a audição, realizaram-se reuniões internas no Parlamento Europeu para avaliar o desempenho de Hansen. O candidato obteve a necessária aprovação por 2/3 dos membros da Comissão da Agricultura e do Desenvolvimento Rural. As audições para os restantes candidatos a Comissários continuam até 12 de novembro, culminando com a votação do Colégio de Comissários em sessão plenária do Parlamento Europeu.

 

PUB