O PS/Açores reafirmou o seu compromisso com o combate à pobreza e à exclusão social e defendeu um maior apoio à qualificação dos jovens, considerando a medida essencial para elevar os salários médios e a riqueza gerada na Região a longo prazo.
À margem de uma reunião com a Escola Secundária Manuel de Arriaga, Lúcio Rodrigues sublinhou a importância de garantir a todos os jovens, independentemente da situação familiar, oportunidades iguais de qualificação, citando a maior dificuldade dos jovens de famílias com menor qualificação académica em aceder ao ensino superior.
Lúcio Rodrigues destacou ainda dados do relatório “Portugal, Balanço Social 2023”, que apontam para uma taxa de pobreza nos Açores de 25,1% em 2023, comparada com 21,9% em 2022, salientando a necessidade urgente de intervenções estruturais.
O deputado referiu que, após uma redução da pobreza até 2020, os Açores voltaram a ser a Região mais afetada pela pobreza e desigualdade social desde 2021, com uma taxa de privação severa que duplica a média nacional.
Neste sentido, o PS/Açores propôs ao Governo Regional 11 medidas para o Plano e Orçamento de 2025, incluindo a criação de um programa para aumentar o número de jovens açorianos com qualificação superior, essencial para impulsionar a mobilidade social e melhorar as condições de vida das futuras gerações.
O deputado também denunciou a falta de assistentes operacionais na Escola Secundária Manuel de Arriaga, que tem levado à limitação do uso de várias áreas da escola. Lúcio Rodrigues frisou ainda a disponibilidade do PS/Açores para um diálogo construtivo com o Governo, embora ainda não tenha recebido qualquer contacto da coligação governamental.
“O PS/Açores reitera a importância de construir compromissos sérios para o bem-estar de todos os açorianos”, concluiu o deputado.