Foi hoje publicada em Jornal Oficial a Estratégia Educação Açores 2030, o plano de intervenção mais participado de sempre em Educação na Região, destacou a Secretária Regional da Educação, Sofia Ribeiro.

A Secretária Regional realçou que, “sem menosprezo pelo significativo e direto papel da tutela governativa”, a Estratégia deverá “constituir um desígnio fundamental” e impulsionar a harmonização e reestruturação das ações das escolas e das suas comunidades, “bem como de muitos e variados parceiros da definição e execução das políticas educativas regionais”. O documento enfatiza também a criação de redes de colaboração entre as escolas e outros parceiros educativos.

O principal objetivo da Estratégia é reduzir “a diferença entre a Região e o resto do país no que respeita aos indicadores da Educação”. Dados recentes apontam avanços encorajadores em exames nacionais de Português e Matemática A, onde a média regional foi superior à média nacional.

Na semana passada, após a aprovação da Estratégia em Conselho do Governo, Sofia Ribeiro sublinhou que o documento está alinhado “com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, os pressupostos europeus do Espaço Europeu da Educação e a estratégia Portugal 2030”.

O documento reconhece a complexidade da implementação desta estratégia, frisando que o sucesso dependerá do envolvimento de toda a comunidade cívica e educativa. A Estratégia Educação Açores 2030 visa fortalecer a identidade açoriana, edificar laços científicos e atrair os jovens mais promissores para a carreira docente, alinhada com o novo Estatuto da Carreira Docente da Região Autónoma dos Açores.

A Estratégia será avaliada em 2027 e 2030, com o objetivo de garantir a sua adaptação contínua às necessidades da Região, promovendo uma sociedade mais inclusiva, justa e participativa.

 

PUB