A Câmara Municipal de Lagoa, através do CEFAL – Centro de Educação e Formação Ambiental de Lagoa, irá assinalar, pelo sexto ano consecutivo, no dia 3 de julho, o Dia Internacional Sem Sacos de Plástico.

Nesse âmbito, uma equipa do CEFAL estará, durante a manhã deste dia, a proceder à entrega aos banhistas de um saco de pano, nas duas zonas balneares galardoadas do concelho, designadamente no Complexo Municipal de Piscinas e na Zona Balnear da Caloura. Esta iniciativa, pretende, assim, incentivar a redução do uso de sacos de plástico, minimizando o seu impacto no ambiente, e consciencializando a comunidade para alternativas sustentáveis.

No saco de pano que será entregue constará a mensagem: “milhares de animais marinhos morrem, anualmente, por asfixia e ingestão de sacos de plástico”, alertando para a ameaça crescente à vida marinha, sendo as aves um dos grupos mais ameaçados globalmente, pretendendo-se ainda, sensibilizar para a problemática do lixo marinho.

De salientar que, esta atividade se encontra inserida no programa Bandeira Azul, que para o presente ano se foca no tema “O Mar precisa de Líderes!”. O Programa Bandeira Azul, tal como os restantes programas da Foundation for Environmental Education (FEE), procura envolver cidadãos, governantes locais, turistas e todos os banhistas e levá-los a ter um papel ativo na defesa dos ecossistemas marinhos.

PUB