A passagem de um sistema frontal, associado a uma depressão centrada a norte dos Açores, deverá provocar precipitação por vezes forte nos grupos Oriental e Central, que vão estar sob aviso amarelo até quinta-feira.

Segundo o aviso meteorológico emitido hoje pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) no caso das ilhas do grupo Central (Terceira, São Jorge, Pico, Graciosa e Faial) o aviso amarelo, por causa das previsões de “precipitação por vezes forte”, que já está em vigor, vai manter-se ativo até às 09:00 locais (10:00 em Lisboa) de quinta-feira.

Para as ilhas do grupo Oriental (Santa Maria e São Miguel) o aviso amarelo estará ativo entre as 22:00 locais de hoje (23:00 em Lisboa) e as 12:00 locais (13:00 em Lisboa) de quinta-feira.

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores recomenda às populações que sejam tomadas medidas de autoproteção, entre as quais, a limpeza dos sistemas de drenagem das residências, fechar bem portas, janelas e persianas, não circular sem necessidade, tendo em conta a possibilidade de formação de lençóis de água e, em locais não pavimentados, redobrar a atenção.

O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

 

PUB