Randi Charno Levine, Embaixadora dos EUA

A embaixadora dos Estados Unidos da América (EUA) em Portugal, Randi Charno Levine, defendeu hoje que os Açores e a ilha Terceira, onde está localizada a Base das Lajes, são de uma “importância crítica” para a NATO.

“Nós todos aprendemos ao longo dos anos que os Açores e a Terceira são de importância crítica para a segurança nacional e para a NATO” (Organização do Tratado do Atlântico Norte – NATO, na sigla inglesa), afirmou a embaixadora, falando em Ponta Delgada, nos Açores.

Se se olhar para a história dos Açores, acrescentou, “as Lajes são responsáveis por tudo, desde o suporte às comunidades locais após sismos, até a apoiar operações como no Afeganistão e o Iraque” e, agora, “desempenha um importante papel no conflito no Médio-Oriente”.

A embaixadora, que discursava numa conferência promovida pelo jornal Açoriano Oriental, destacou o investimento anual de 23 milhões de dólares na Base das Lajes por parte do governo norte-americano, que disse ser o “mais elevado desde 2006”.

“É muito claro que do ponto vista da segurança os Açores têm sido e continuarão a ser de importância estratégica”, reforçou.

Randi Charno Levine considerou ainda que a comunidade açoriana “representa muito bem” Portugal nos Estados Unidos, tratando-se de uma comunidade “muito respeitada”.

“A comunidade açoriana nos Estados Unidos é um ativo extraordinário, é muito respeitada. A comunidade açoriana assegura a ligação entre a América e Portugal”, salientou.

No evento marcaram ainda presença o vice-presidente do Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM), Artur Lima, e a cônsul dos Estados Unidos no arquipélago açoriano, Margaret Campbell.

Randi Charno Levine foi nomeada embaixadora em Portugal em novembro de 2021 (pela administração de Joe Biden), tendo assumido funções em abril de 2022, após a sua nomeação ter sido confirmada por unanimidade pelo senado.

 

PUB