Habitação, salários, pensões, educação, habitação e mobilidade foram alguns dos temas em destaque na sessão de esclarecimento do Partido Socialista esta quarta-Feira, na Ilha do Faial. Tiago Branco, candidato socialista e faialense, identifica-os como prioridades do Partido Socialista que têm pontuado estes anos de governação e com impacto direto na vida dos seus conterrâneos.
O candidato sublinha a importância destas eleições não só para o país como para a sua própria ilha, destacando a preocupação do Partido Socialista em procurar soluções que tenham as pessoas e os seus problemas no centro de ação, estejam elas longe ou perto dos centros de decisão. Dá como exemplo o contrato financeiro celebrado entre o Governo da República e a Câmara Municipal da Horta para construção do Parque Habitacional Público, num investimento que se prevê rondar os 15 milhões de euros e abranger mais de uma centena de famílias faialenses.
“O combate à desertificação e o incentivo à fixação de pessoas e empresas não vingarão sem uma resposta cabal em termos de habitação. Em territórios mais distantes como o nosso, não nos podemos dar ao luxo de perder um professor, um médico, um enfermeiro ou um qualquer jovem que se queira aqui fixar por não encontrar respostas na habitação.”, declara o candidato socialista.
No capítulo das mobilidades, Tiago Branco louva o lançamento do concurso público para as rotas entre Lisboa e o Faial, Pico e Santa Maria nos próximos 5 anos, um compromisso do Governo da República socialista que agora descola. Aproveita ainda para reforçar a sua preocupação perante as notícias que indiciam que a ANA/VINCI levanta a possibilidade de diminuir a pista do aeroporto da Horta, algo que iria contra o acordo entre o Governo da República, a Câmara Municipal da Horta e o Governo Regional para o aumento dessa mesma pista. Tiago Branco enumera este como mais um exemplo da importância desta eleição para os Açores e de como o governo socialista tem procurado corresponder às necessidades específicas da região. A prova está materializada na transferência de 1,2 milhões de euros para a Câmara Municipal da Horta já efetuados com a intenção de acelerar o processo de ampliação da pista do aeroporto.
Com base nestas e outras medidas, o candidato pelo círculo eleitoral dos Açores vê no projeto socialista continuidade mas também inovação. “É fundamental prosseguir, corrigindo aquilo que é preciso corrigir, mudar aquilo que é precisar mudar, imprimindo um novo impulso, com mais ação, sob a liderança de Pedro Nuno Santos. Com uma atitude inconformada, sempre com as pessoas e os seus problemas concretos no centro da sua ação, concretizando políticas que impactem diretamente na sua qualidade de vida, e que respondam às suas aspirações.”