Benfica e Sporting voltam a tentar fugir na liderança da I Liga de futebol, com os ‘encarnados’ a receberem o Portimonense e os ‘leões’ a atuarem em Vila do Conde, perante o Rio Ave, na 23.ª jornada.

Os dois clubes de Lisboa arrancam a ronda no topo do campeonato empatados com 55 pontos, embora o Sporting tenha menos um jogo disputado, e com uma vantagem de sete sobre o FC Porto, terceiro, que defronta em Barcelos o Gil Vicente.

Será um domingo ‘gordo’ a prometer ser um dos dias mais ‘frenéticos’ da atual edição da I Liga, com os três ‘grandes’ em campo, com o Benfica-Portimonense e o Gil Vicente-FC Porto agendados ambos para as 18:00, seguidos do Rio Ave-Sporting, às 20:30.

Estes duelos antecedem uma semana em que ‘águias’ e ‘leões’ irão defrontar-se no Estádio José Alvalade, na primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal, em 29 de fevereiro, no mesmo dia em que os ‘dragões’ retomarão o encontro dos quartos de final com o Santa Clara, que foi interrompido devido ao mau tempo nos Açores.

Após a maior goleada da época (6-1 ao lanterna-vermelha Vizela), os ‘encarnados’, atuais campeões nacionais, voltam a atuar na Luz, mas desta vez perante o 13.º classificado da prova, equipa que também está algo aflita, já que aparece apenas um ponto acima da zona de despromoção.

O Benfica é claramente favorito numa altura em que o técnico Roger Schmidt tem todo o plantel à disposição, com exceção do espanhol Bernat, muito pouco utilizado esta época (apenas 78 minutos no campeonato).

Por seu lado, o Sporting joga também frente a um emblema que está a lutar pela manutenção, neste caso o Rio Ave, que é 16.º e antepenúltimo posicionado.

A equipa de Rúben Amorim vai tentar a nona vitória seguida na I Liga, numa partida em que Paulinho é baixa praticamente certa devido a lesão. O avançado marcou um dos golos dos ‘leões’ no duelo da primeira volta, em Alvalade (2-0).

Já o FC Porto, motivado pelo triunfo sobre o Arsenal (1-0) na Liga dos Campeões, está proibido de deixar fugir ainda mais pontos na viagem a Barcelos, em que vai encontrar um Gil Vicente tranquilo no 10.º lugar.

Taremi deverá continuar a desfalcar a formação de Sérgio Conceição, que na primeira volta, no Dragão, teve muitas dificuldades em chegar ao triunfo, com o golo da vitória a aparecer apenas nos descontos (2-1).

Na luta pelo quarto lugar e pelas provas europeias, o Sporting de Braga joga segunda-feira no Bessa, com o Boavista, no encontro que encerra a ronda, enquanto o Vitória de Guimarães, quinto, com menos dois pontos face ao rival minhoto, recebe no sábado o Casa Pia.

A jornada arranca sexta-feira com o Arouca, sétimo, a defrontar em casa o Famalicão, oitavo, mas com menos um jogo.

Programa da 23ª jornada:

– Sexta-feira, 23 fev:

Arouca – Famalicão, 20:15

– Sábado, 24 fev:

Farense – Moreirense, 15:30

Estrela da Amadora – Desportivo de Chaves, 18:00

Vitória de Guimarães – Casa Pia, 20:30

– Domingo, 25 fev:

Vizela – Estoril Praia, 15:30

Benfica – Portimonense, 18:00

Gil Vicente – FC Porto, 18:00

Rio Ave – Sporting, 20:30

– Segunda-feira, 26 fev:

Boavista – Sporting de Braga, 20:15

PUB