O PSD/Açores acusou hoje o PS de desinformação e realçou que as obras no Porto das Ribeiras, Pico, vão avançar, apesar de o Governo da República não ter transferido as verbas no âmbito dos prejuízos do furacão Lorenzo.

Em comunicado, o deputado regional do PSD Carlos Freitas afirma que as obras naquele porto “vão avançar, mesmo se a República não transferiu as verbas para os estragos provocados pelo furacão Lorenzo, estancando toda e qualquer transferência desde que o atual Governo açoriano está em funções”.

“É inadmissível que o maior partido da oposição, que governou durante 24 anos, perpetue uma narrativa diária alienada da realidade concreta, com a qual está a prejudicar, conscientemente, a região”, afirmou, citado na nota de imprensa.

Na quinta-feira, o PS/Açores defendeu o arranque urgente das obras do molhe de proteção do Porto das Ribeiras, nas Lajes do Pico, acusando o executivo regional (PSD/CDS-PP/PPM) de não ter “qualquer ação” perante uma estrutura “em risco de colapsar”.

Para o PSD, aquelas declarações dos socialistas “são o cúmulo das inúmeras encenações e deturpações de informação”, condenando a “reiterada, irresponsável e infundada desinformação” do PS.

“O Governo da República apenas transferiu verbas de uma anunciada solidariedade nacional para a região enquanto o PS era poder no arquipélago, bloqueando qualquer outra transferência desde que houve mudança de governo em 2020”, vincou o parlamentar social-democrata.

Sobre a requalificação do Porto das Ribeiras, o partido que lidera o Governo dos Açores destaca que “já existe projeto”, sendo que o “lançamento do procedimento de contratação pública da empreitada” vai ser anunciada “oportunamente”.

“A região tem estado a financiar, apenas através de recursos próprios, intervenções de elevadíssima monta para recuperar os estragos do furacão Lorenzo e das tempestades seguintes”, concluem os sociais-democratas.

PUB