A Câmara Municipal de Ponta Delgada dá início à sua época balnear (1 de junho a 30 de setembro), garantindo serviços de assistência e vigilância de banhistas em todas as zonas balneares concessionadas à autarquia: Praia do Pópulo, Praia das Milícias, Forno da Cal, Praia dos Mosteiros, Poças Sul dos Mosteiros e Poços (Capelas/São Vicente).

Para além destas zonas balneares, o Município de Ponta Delgada também irá disponibilizar este mesmo serviço na praia de São Roque (Poço Velho), pois mesmo não sendo identificada como água balnear, nem estar sob a tutela da autarquia, é um local  que tem vindo a ser frequentado por muitas famílias, como espaço de lazer.

Durante esta época balnear, o  serviço de assistência e vigilância terá um horário das 9h30 às 19h00 e os sanitários e duches estarão abertos das 9h00 às 19h30, para conforto e comodidade dos utilizadores.

Na época balnear extra, apenas haverá vigilância na Praia das Milícias  e  nos Poços (Capelas/São Vicente Ferreira), todos os fins de semana compreendidos na 2.ª quinzena de abril, no mês de maio e no mês de outubro, das 10h00 às 18h00 .

No sentido de garantir ainda mais a segurança dos munícipes e de todos aqueles que frequentam estes espaços, a Câmara Municipal de Ponta Delgada também investiu na instalação de equipamentos DAE – Desfibrilhadores Automáticos Externos, que estarão disponíveis, no período da época balnear, na Praia das Milícias, na Praia do Pópulo e nos Poços (Capelas/São Vicente Ferreira).

Para além das questões de vigilância, Ponta Delgada também dispõe de muda fraldas e apoio a banhos com cadeira anfíbia na Praia das Milícias e os Poços de Capelas/São Vicente, no âmbito do programa “Praia Acessível, Praia para todos!” e ainda apresenta preocupações ambientais, entre elas a qualidade de água, que lhe garantiu o Galardão Praias Qualidade de Ouro, nos Poços (Capelas/São Vicente Ferreira), Praia do Pópulo e zona balnear do Forno da Cal.

Recorde-se que o Município de Ponta Delgada também foi distinguido com o Galardão Bandeira Azul, em cinco zonas balneares com concelho, pelo 35.º ano consecutivo e neste âmbito está a desenvolver uma série de atividades de educação/sensibilização ambiental, que em 2023 são subordinadas do tema “Geodiversidade”.

A “Visita ao geosítio Caldeira do Vulcão das Furnas” pelos alunos da Escola Secundária das Laranjeiras; “Atividade Plantar uma árvore pelo bem do planeta”, na EB1/JI Padre José Cabral Lindo das Sete Cidades; “Formação: Separar os resíduos para o ambiente ajudar”, para utentes da Casa de Saúde S. Miguel da Fajã de Baixo e ainda a “Atividade de recolha de resíduos do areal – lixo marinho”, na Praia das Milícias, com os alunos da Escola Secundária Domingos Rebelo são as atividades que já se realizaram no âmbito do Programa Bandeira Azul 2023.

Adianta-se que estão ainda agendadas para este ano as seguintes iniciativas: “Atividade de Sensibilização sobre Cuidados a ter com o Sol”, no Forno da Cal, para os banhistas; “ Geo e Biodiversidade da Fajã Lávica da Ferraria” com as Crianças de CATL da Autarquia de Ponta Delgada, e “Cartaz de grande formato: Conhece este GEOSÍTIO?”, na Praia das Milícias e Poços para residentes e visitantes.

PUB