O Governo Regional dos Açores e a Câmara Municipal de Ponta Delgada iniciaram hoje “um conjunto de intervenções” nas Arribanas, na freguesia de Arrifes, com o objetivo de minimizar o risco de inundações, anunciou a autarquia.
Segundo uma nota de imprensa, o presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral (PSD), deslocou-se hoje ao local e acompanhou o arranque dos trabalhos, tendo reunido com os principais responsáveis das direções regionais das Obras Públicas, dos Recursos Florestais e do Ordenamento do Território.
A fonte refere que, na ocasião, o autarca “destacou a importância do ‘plano de ação’ que está a ser articulado entre a autarquia e o Governo dos Açores, no sentido de travar ocorrências tão graves no futuro, provocadas por chuvas intensas”.
“Estamos absolutamente empenhados em atacar de forma concertada e eficaz o problema de inundações em Ponta Delgada. Neste encontro de trabalho falámos do problema no concelho no seu todo, unicamente preocupados em salvaguardar a segurança das pessoas e proteger os seus bens”, sublinhou Pedro Nascimento Cabral, citado na nota.
A autarquia lembra que o concelho de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, “vem continuamente a registar enxurradas e ocorrências desde o dia 19 de dezembro” de 2023.
Os episódios de mau tempo afetaram “metade das freguesias do concelho”, nomeadamente Arrifes, Feteiras, Candelária, Ginetes, Mosteiros, Sete Cidades, Pilar da Bretanha, Ajuda da Bretanha, Remédios, Santa Bárbara, Santo António e Capelas.
No passado dia 11, o Governo Regional dos Açores anunciou que estava a acompanhar a situação nas freguesias de Ponta Delgada afetadas pelo mau tempo e a definir “o início de diversas intervenções”, com prioridade para Arrifes e Capelas.
O executivo açoriano (PSD/CDS-PP/PPM) “tem estado a acompanhar a situação das várias freguesias do município de Ponta Delgada afetadas, neste inverno, pelo mau tempo, num trabalho de proximidade com o poder local”, referiu naquele dia a Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas.
“Nesta fase, o Governo dos Açores está a definir o início de diversas intervenções, com prioridade para as freguesias de Arrifes e Capelas, para os próximos dias”, acrescentou.
Na segunda-feira, a Junta de Freguesia de Arrifes alertou para a possibilidade de ocorrerem novas cheias na localidade, responsabilizando a Câmara Municipal de Ponta Delgada e o Governo açoriano por não resolverem a situação.
“A preocupação tem sido aquela que temos dado conta desde o início deste mandato, ou seja, desde outubro de 2021. Só este ano já foram sete vezes [inundações]. Noutros anos, e durante o inverno, estas situações [cheias] aconteciam uma ou duas vezes, mas não com a gravidade que acontece agora”, disse a presidente da Junta de Freguesia de Arrifes, Sandra Costa Dias (PS), em declarações à agência Lusa.