A Câmara Municipal de Ponta Delgada, na sequência das declarações proferidas por Sandra Costa Dias em órgãos de comunicação social, informou hoje, que compete à Junta de Freguesia dos Arrifes proceder à limpeza dos sumidouros da rua do Outeiro e rua dos Afonsos, motivo pelo qual não pode fugir às suas responsabilidades.

Com efeito, no âmbito do contrato interadministrativo de 2023, a Junta de Freguesia dos Arrifes recebeu da Câmara Municipal de Ponta Delgada a quantia de 134 mil euros para, entre outras, efectuar a limpeza das vias, espaços públicos, sarjetas e sumidouros localizados em diversas ruas da freguesia, incluindo a rua do Outeiro e rua dos Afonsos.

Assim, as lamentáveis declarações de Sandra Costa Dias revelam um preocupante desconhecimento dos seus deveres, enquanto presidente da Junta de Freguesia dos Arrifes, sendo certo que a sua omissão, assente numa postura de mera “passa culpas” para outras entidades, tem como objectivo óbvio fugir às suas responsabilidades.

A Câmara Municipal de Ponta Delgada também não pode deixar de repudiar as afirmações de Sandra Costa Dias que, numa atitude de manifesta desonestidade intelectual, procura esconder a total colaboração que o Município de Ponta Delgada tem prestado à população dos Arrifes, com particular incidência na rua do Outeiro e rua dos Afonsos, mediante o empenho de funcionários municipais, bem como colocação de equipamentos e diversos materiais, para garantir uma resposta eficaz aos prejuízos que tem sido causados pelas chuvas dos últimos meses.

Na verdade, conforme pode a população dos Arrifes comprovar tem sido o trabalho incansável dos funcionários da Câmara Municipal de Ponta Delgada que tem respondido às solicitações de ajuda dos moradores da rua do Outeiro e rua dos Afonsos, em manifesto contraponto com a passividade e uma maliciosa desorientação institucional da Presidente da Junta de Freguesia dos Arrifes, numa tentativa falhada de passar pelos pingos da chuva.
A Câmara Municipal de Ponta Delgada vai aumentar em 60% a verba destinada à Junta de Freguesia de Arrifes, em 2024, que continua a manter a competência delegada de assumir a limpeza de sarjetas e sumidouros.

A Câmara Municipal promoveu o reforço de verbas e competências delegadas para as Juntas de Freguesia do concelho, passando de 1 milhão e 857 mil euros, em 2023, para 2 milhões e 939 mil euros, em 2024.

Este reforço de verba permite a todas as Juntas de Freguesias do concelho de Ponta Delgada desenvolverem o seu trabalho com maior proximidade, no âmbito das competências delegadas pelo Município de Ponta Delgada, devendo agir sempre na defesa do superior interesse da comunidade local.