A Junta de Freguesia dos Arrifes, no concelho de Ponta Delgada, nos Açores, congratulou-se hoje com o início de um conjunto de intervenções nas Arribanas, para minimizar o risco de inundações.

Em nota enviada à Lusa, a Junta de Freguesia dos Arrifes (PS) “congratula-se por finalmente e, após dois anos e quatro meses, a Câmara Municipal de Ponta Delgada ter conseguido reunir os principais responsáveis das direções regionais das Obras Públicas, Recursos Florestais, Ordenamento do Território e IROA [Instituto Regional de Ordenamento Agrário]”.

O Governo dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) e a Câmara Municipal de Ponta Delgada (PSD), na ilha de São Miguel, iniciaram na quarta-feira “um conjunto de intervenções” nas Arribanas, na freguesia de Arrifes, com o objetivo de minimizar o risco de inundações.

Segundo uma nota de imprensa do município, o presidente da Câmara de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, deslocou-se na quarta-feira ao local e acompanhou o arranque dos trabalhos, tendo reunido com os principais responsáveis das direções regionais das Obras Públicas, dos Recursos Florestais e do Ordenamento do Território.

No comunicado divulgado hoje, a Junta de Freguesia dos Arrifes recorda que, desde o início do atual mandato (outubro de 2021), tem “vindo a pedir e a defender essa ação concertada, lamentando-se que, só agora, depois de tantos prejuízos, é que o presidente da autarquia de Ponta Delgada se tenha lembrado”.

“Esperamos que o facto de o presidente da câmara estar agora ‘absolutamente empenhado’ corresponda, na mesma medida, ao assumir de responsabilidades que são suas e do Governo Regional dos Açores, e que não são, nem nunca foram, da Junta de Freguesia dos Arrifes”, lê-se na nota.

A junta de freguesia refere que espera “igualmente pela concretização do estudo, que foi anunciado em janeiro e que tanto quanto se sabe estaria a inviabilizar as obras, que agora afinal estão em curso”.

“O que se sabe, porém, é que foram necessárias cerca de duas dezenas de inundações naquela zona, em pouco mais de dois anos, para que a autarquia e o Governo avançassem, tendo estado durante todo esse tempo, absolutamente, indiferentes aos recorrentes apelos da Junta de Freguesia dos Arrifes”, acrescenta a autarquia.

 

PUB