Foto: Paulo Melo

A transferência dos doentes que estavam no hospital CUF/Açores para a estrutura modular do Hospital do Divino Espírito Santo (HDES), em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, foi um “sucesso absoluto”, considerou hoje a secretária regional da tutela.

“Foram 24 doentes transferidos sem qualquer percalço, o que era, evidentemente, a nossa expectativa, mas claro que os imprevistos podem acontecer, felizmente não foi o caso, foi um sucesso absoluto”, salienta Mónica Seidi, citada numa nota de imprensa do Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM).

O HDES voltou, na quarta-feira, a ter capacidade para assegurar os cuidados que prestava antes do incêndio do dia 04 de maio de 2024, com a operacionalização plena da infraestrutura modular, tendo já recebido os doentes que estavam internados na CUF.

A secretária regional da Saúde e Segurança Social diz estar “profundamente orgulhosa com o modo como decorreu a transferência dos doentes” que estavam ainda na CUF para a estrutura modular do HDES.

O serviço de urgência em São Miguel já está a funcionar no hospital modular e “todos os serviços do Serviço Regional de Saúde saíram da CUF”, adianta.

Segundo a nota, também foram hoje retomadas as visitas aos pacientes internados no hospital de Ponta Delgada.

A titular da pasta da saúde nos Açores, Mónica Seidi, agradece aos profissionais que, “mais uma vez, e em tempo recorde, fizeram um trabalho exemplar nesta transferência de doentes com e sem gravidade, que envolveu trabalhadores de saúde, motoristas, bombeiros, a Comissão de Catástrofe do Hospital do Divino Espírito Santo, serviços administrativos e auxiliares, entre outros”.

“Todos deram o seu melhor e o resultado foi uma transferência suave e sem incidentes”, aponta.

A governante agradece também à CUF porque, desde o primeiro momento, “abriu as portas sem hesitação, demonstrando não só profissionalismo, como um apurado sentido de solidariedade”.

O Governo Regional dos Açores reforça na nota que, apesar de o normal funcionamento das urgências estar reposto, a população deve procurar sempre ligar para a Linha Saúde Açores através do 808 24 60 24, que foi reforçada em 12 de janeiro com mais dois enfermeiros no horário de maior fluxo de chamadas.

O hospital de Ponta Delgada, o maior dos Açores, foi afetado por um incêndio em 04 de maio de 2024, que obrigou a deslocalizar serviços e doentes do HDES para outras unidades de saúde na região, para a Madeira e para o continente.

Entretanto, o executivo dos Açores instalou um hospital modular para garantir a transição até à requalificação estrutural do HDES, onde já investiu cerca de 30 milhões de euros.

PUB