Um golo na reta final permitiu hoje ao Santa Clara vencer 1-0 na receção ao Vitória de Guimarães, na 11.ª jornada da I Liga de futebol, resultado que deixa os açorianos provisoriamente no quarto lugar.
O golo, anotado por Ricardinho, aos 80 minutos, permitiu à equipa dos Açores voltar aos triunfos após a derrota na última ronda em casa do Nacional (2-0), enquanto os vitorianos falharam o ‘assalto’ aos lugares de topo, depois de terem arrancado a jornada com os mesmos 18 pontos do Santa Clara.
Com esta vitória, o Santa Clara assume para já o quarto lugar, com 21 pontos, mais um do que o Sporting de Braga, quinto e que ainda hoje recebe o líder e campeão em título Sporting, enquanto o Vitória é sexto, com 18 pontos.
Santa Clara superior regressa as vitórias ao bater Vitória de Guimarães
O Santa Clara regressou hoje às vitórias frente ao Vitória de Guimarães (1-0), em Ponta Delgada, a contar para a 11.ª jornada da I Liga de futebol, num jogo onde os açorianos foram superiores e desperdiçaram várias ocasiões.
O golo decisivo de Ricardinho, aos 80 minutos, materializou a superioridade demonstrada pelos açorianos ao longo dos 90 minutos, que se mantém como equipa sensação do campeonato.
Com a vitória, o Santa Clara sobe, à condição, ao quarto lugar, com 21 pontos, superando o Vitória de Guimarães (sexto, com 18) e ficando à espera do desenrolar dos acontecimentos no jogo entre o Sporting de Braga (20 pontos) e o comandante Sporting.
Com três alterações no ‘onze’ inicial face à derrota em casa do Nacional na última jornada (2-0), com as entradas de Matheus Pereira, Klismahn e Serginho, o Santa Clara entrou a todo o ‘gás’, pressionando os vimanarenses e ameaçando a baliza contrária.
Mostrando personalidade, a formação da casa foi superior ao adversário ao longo de todo o primeiro tempo e só não foi para o intervalo a vencer devido a uma excelente exibição de Bruno Varela, que negou o golo às investidas de Vinicius (12) e Gabriel Silva (23 e 35 minutos).
Mesmo em cima dos 45 minutos, após um choque entre Gabriel e Varela (que levou os da casa a reivindicar grande penalidade), Vinicius, com a baliza escancarada, não conseguiu faturar.
No segundo tempo, a toada do encontro manteve-se e o guarda-redes do Vitória de Guimarães continuou a estar em destaque, desta feita com uma excelente defesa após um livre de Gabriel, aos 49 minutos.
Apesar do conjunto de Vasco Matos ter tido sempre um maior ascendente ofensivo, o Vitória de Guimarães conseguiu subir o bloco e dominar a posse de bola, apesar das dificuldades para penetrar no último terço do terreno.
Os vimaranenses, ainda assim, estiveram perto do golo aos 59 minutos, após um canto direto de Samu Silva, que atirou ao poste.
Os açorianos continuaram a ameaçar a baliza contrária e a pressão açoriana iria, finalmente, obter resultados aos 80 minutos. Na sequência de uma transição ofensiva rápida, Vinicius rematou à barra e Ricardinho aproveitou o ressalto para, no sítio certo, cabecear para o fundo da baliza.
No último ‘sopro’ do jogo, aos 90+5, o Santa Clara ainda desperdiçou uma grande penalidade, por intermédio de Vinicius, que atirou ao lado.