O Secretário Regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades, Paulo Estêvão, prestou uma homenagem aos combatentes açorianos e portugueses que perderam a vida no Ultramar, durante uma visita oficial ao Canadá. A sessão foi organizada pelo Núcleo de Winnipeg da Liga dos Combatentes por Portugal e decorreu na véspera do Dia do Armistício, que marca o fim simbólico da Primeira Guerra Mundial, a 11 de novembro.
Na ocasião, Paulo Estêvão destacou Portugal como “uma das nações mais antigas do mundo” e salientou a importância da emigração na expansão global da cultura portuguesa. Recordou ainda os relatos de oficiais sobre a bravura dos soldados açorianos, descritos como “disciplinados e temidos na frente de batalha.”
“A guerra é sempre terrível, mas senti orgulho ao ouvir testemunhos sobre a coragem dos açorianos,” afirmou o governante, acrescentando que, como responsável pelas Comunidades, sente um grande apreço pelos açorianos e açordescendentes espalhados pelo mundo. Paulo Estêvão sublinhou ainda a importância da presença açoriana no Canadá, onde contribuem para a sociedade local.
A visita do governante acontece durante a “Semana Cultural dos Açores,” promovida pela Casa dos Açores de Winnipeg, entidade que celebra e promove a cultura açoriana através de eventos de folclore, culinária, teatro, música e outras atividades, tanto para a comunidade açoriana como para o público em geral.