O novo equipamento de raio-x, hoje inaugurado no Centro de Saúde de Povoação, nos Açores, permite evitar a deslocação de doentes para Ponta Delgada e realizar um melhor diagnóstico, disse hoje o presidente do Governo Regional.
José Manuel Bolieiro, que presidiu à inauguração da instalação do equipamento de raio-x no Centro de Saúde de Povoação, na ilha de São Miguel, adiantou que o investimento financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) rondou os 266 mil euros e permite dotar a unidade de saúde com uma capacidade de “excelência” no acesso aos cuidados de saúde e à componente preventiva e de diagnóstico.
O líder do executivo dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) sublinhou que a instalação do novo equipamento permitiu “reter na Povoação e no centro de saúde cerca de 80 a 90% dos utentes que antes tinham que se deslocar a Ponta Delgada para realizarem o exame”.
“Estamos a trabalhar bem para que a saúde chegue a todos e a todos os lugares”, sustentou José Manuel Bolieiro, acrescentando que a estratégia do executivo que lidera visa dotar “as zonas mais periféricas dos Açores ou da própria ilha de São Miguel” com capacidades que evitem a deslocação “de longas distâncias” para tratamentos, consultas ou realização de exames.
No caso concreto do Centro de Saúde da Povoação, cujo percurso até Ponta Delgada demora mais de uma hora, o presidente do Governo açoriano referiu que o investimento em novos equipamentos corresponde à estratégia do executivo “para a saúde dos Açores e dos açorianos”.
Por outro lado, a qualidade do novo equipamento de rx permite aferir “melhor informação sobre o estado de saúde do utente”, acrescentou, indicando que as instalações também foram remodeladas.
“Eliminamos o pior e substituímos e instalamos o melhor. E, por isso, o Centro de Saúde da Povoação está agora verdadeiramente no novo milénio, com capacidade com o melhor que há na Europa e a oferecer cuidados de saúde e exames de diagnóstico muito sofisticados”, sublinhou.
Para o chefe do executivo açoriano, num concelho como a Povoação, e em tantos outros dos Açores, “a demografia também é uma justificação para determinado investimento na saúde”.
José Manuel Bolieiro disse ainda que já foi possível fixar profissionais de saúde no centro, revelando que o Governo está também “a trabalhar muito arduamente numa sala de internamento” no espaço.
Cândida Francisco, técnica de radiologia, e responsável pela utilização do novo aparelho, considerou que “é um grande marco para o concelho da Povoação e para o centro de saúde” a instalação do novo rx, porque permite “uma mudança drástica” para o serviço de radiologia local.
“É também uma alegria pessoal que tenho em relação a esta mudança drástica para o serviço de radiologia”, salientou, destacando que o serviço abriu dia 22 de outubro e já realizou “133 exames” e atendeu 97 pacientes”.