A secretária regional da Educação dos Açores disse hoje que “98,3% das necessidades docentes das escolas para o próximo ano letivo estão colmatadas”, por haver “mais 134 professores em quadro” do que no início do ano anterior.

“É esta colocação em quadros, sem paralelos na região, que nos permite a estabilidade que temos conseguido no sistema educativo, no sentido de garantirmos a dotação de professores devidamente profissionalizados nas nossas escolas”, afirmou Sofia Ribeiro citada num comunicado do executivo açoriano (PSD/CDS-PP/PPM).

Segundo a titular da pasta da Educação na Região Autónoma dos Açores, foram lançadas 412 vagas a contratação, “menos do que no ano anterior”, na sequência do “aumento de docentes em quadro em toda a região”.

Das 412 vagas lançadas a contratação, 88 ficaram por preencher, mas “há ainda 460 disponibilidades de professores habilitados em bolsa”, referiu.

“São docentes que não obtiveram colocação, porque não concorreram a essas escolas, mas que agora no lançamento à bolsa de emprego pública poderão vir a ter essa colocação”, esclareceu a secretária regional da Educação, Cultura e Desporto.

Sofia Ribeiro adiantou ainda que onde se verifica maior número de não colocações é no 1.º Ciclo do Ensino Básico (com nove vagas que ficaram desertas), Educação Especial do 1.º Ciclo (oito vagas desertas), Português do ensino secundário (sete vagas), Piano (sete vagas) e Informática (seis vagas).

A governante revelou que a Secretaria Regional está a fazer a análise “ilha a ilha” e “disciplina a disciplina” para rever as características dos docentes em quadro, dos docentes que foram para os Açores em mobilidade e dos contratados, para aferir a possibilidade de redistribuição de serviço.

“Aquilo que estamos a fazer é recorrer o mínimo à contratação através da bolsa de emprego público, para assim garantirmos um maior acompanhamento dos alunos com docentes devidamente profissionalizados e com habilitação para a docência”, concluiu Sofia Ribeiro.

Na nota é também referido que, nos quatro anos de mandato do Governo Regional de coligação, “foram colocados em quadro mais de 700 docentes”.

Num outro comunicado, a secretária regional da Educação, Cultura e Desporto congratulou os 1.086 alunos açorianos colocados na primeira fase de candidatura ao ensino superior, correspondendo a “um total de 95,18% dos alunos que apresentaram candidatura”.

Este ano, a percentagem de alunos açorianos colocados no ensino superior “é a melhor desde 2020. Mais de 70% dos colocados este ano, ficou na primeira opção”, sublinhou a titular da pasta da Educação.

No ano passado, tinham ficado colocados 1.026 dos 1.102 candidatos, representando cerca de 93,1%, lembrou o executivo açoriano.

PUB