A ilha Terceira vai receber a 03 e 04 julho a 22.ª sessão plenária da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), que vai refletir sobre cadeias de valor global, anunciou hoje o Governo dos Açores.
Em comunicado, o executivo açoriano (PSD/CDS-PP/PPM) adianta que o primeiro dia do plenário vai arrancar às 09:30 com intervenções do vice-presidente do Governo Regional, Artur Lima, da diretora do Centro de Desenvolvimento da OCDE, Ragnheiour Elín Árnadóttir, e do Representante Permanente de Portugal na OCDE, Manuel Lobo Antunes.
A sessão plenária, que vai acontecer no Hotel Terceira Mar em Angra do Heroísmo, vai ter como tema a “Iniciativa sobre as Cadeias de Valor Globais, Transformação da Produção e Desenvolvimento”.
Em seis sessões, os intervenientes vão discutir assuntos relacionados com as “regiões ultraperiféricas, a sustentabilidade, globalização, transportes, conectividade, transição energética, transição digital, economia azul, cooperação regional, agro-alimentação e dados estatísticos”.
Antes do plenário da OCDE, vai acontecer uma reunião do grupo de trabalho designado “Bioeconomia para o desenvolvimento sustentável na região da Amazónia: Ativos naturais para a transformação económica, social e ambiental”, uma iniciativa resultante da cooperação entre a OCDE e o Governo do Brasil.
Fundada em 1961, a OCDE é uma entidade internacional com 38 países membros e 280 entidades, entre comités, grupos de trabalho e grupos de peritos, cujo objetivo é a promoção de políticas de desenvolvimento económico e social.