A Secretaria Regional da Agricultura e Alimentação, através do Instituto de Alimentação e Mercados Agrícolas (IAMA, IPRA.), anunciou a certificação internacional em Bem-Estar Animal Welfair de mais quatro matadouros da região. As unidades recentemente certificadas são as do Faial, Pico, São Jorge e Santa Maria.
Atualmente, seis matadouros da Rede Regional de Abate possuem esta certificação, com a meta de incluir os matadouros da Graciosa e das Flores até ao final do ano. A certificação em Bem-Estar Animal tem sido uma prioridade desde a tomada de posse do atual Governo Regional, visando a melhoria das práticas de Bem-Estar Animal e sustentabilidade, bem como a manutenção dos elevados padrões de segurança alimentar e qualidade da carne produzida nos Açores.
O certificado Welfair é uma mais-valia para os Açores, alinhando-se com as exigências dos novos consumidores que valorizam o consumo ético de produtos de origem animal, garantindo respeito e dignidade aos animais ao longo de toda a cadeia de produção. Esta certificação reforça a comercialização da carne tanto na Região quanto no mercado externo.
Em termos de produção, entre janeiro e setembro de 2024, foram abatidos 58.241 bovinos, um aumento de 7,3% em relação ao mesmo período de 2023, com crescimento nos abates destinados ao consumo local e à exportação de carcaças em contentores.
Os investimentos contínuos nos matadouros da Rede Regional de Abate têm sido direcionados para a Segurança Alimentar e o Bem-Estar Animal, atendendo às preocupações dos consumidores sobre a origem e o modo de produção dos alimentos. A conclusão da certificação em Bem-Estar Animal dos nove matadouros da Região sublinha a valorização das práticas tradicionais dos agricultores açorianos, focadas na rentabilidade e excelência produtiva das suas explorações.