Pedro Nascimento Cabral, Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, sublinhou neste sábado o compromisso solidário que a Academia do Bacalhau de São Miguel tem mantido ao longo dos seus 30 anos de atividade. Durante o jantar comemorativo do 30.º aniversário da Academia, realizado no concelho de Lagoa, o autarca destacou a humildade e o espírito de serviço da instituição.
“É com grande orgulho que temos ao nosso lado uma associação com esta finalidade e atuação solidária. Registo e enalteço a forma como a têm feito ‘no silêncio’, fugindo aos holofotes, às câmaras e à auto-promoção”, expressou Pedro Nascimento Cabral.
Na ocasião, o presidente foi convidado a entregar um equipamento de proteção individual à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada, num gesto que qualificou como “absolutamente extraordinário” e que, na sua opinião, reflete a dignidade e referência que a Academia representa na ilha de São Miguel.
Além de agradecer a Valter Franco, presidente da Academia do Bacalhau de São Miguel, o autarca exaltou o legado de todos os dirigentes que já lideraram a instituição, bem como o altruísmo dos atuais membros.
Fundada em 30 de outubro de 1994, a Academia do Bacalhau de São Miguel é a 18.ª de um conjunto de 64 academias espalhadas pelo mundo, comprometidas com a solidariedade e o apoio às suas comunidades.