O Secretário Regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades, Paulo Estêvão, inicia hoje, na ilha Terceira, reuniões individuais com responsáveis de cada órgão de comunicação social privado dos Açores com vista a auscultar diferentes sensibilidades para um reformulado regime de apoio ao setor.

O propósito da revisão do atual PROMEDIA passa por consensualizar uma proposta que permita aumentar de forma muito significativa os apoios aos órgãos privados, garantindo uma maior igualdade de acesso a estes, e independentemente dos meios em que operam.

Paulo Estêvão visitará os órgãos privados de cada ilha e reunirá com os seus dirigentes, encontros de procura de pontos comuns para um entendimento que terá sempre como marca a independência de órgãos e jornalistas.

Em contextos de insularidade e dispersão geográfica, a comunicação social privada exerce uma missão acrescida de inquestionável interesse público na consolidação de uma opinião pública crítica e qualificada.

O Governo dos Açores reitera que o futuro programa de apoio, sejam quais forem os seus moldes, que ficarão definidos após amplas auscultações, manterá naturalmente afastada qualquer interferência na liberdade editorial dos órgãos de comunicação social.

PUB