A praia dos Moinhos e a sua envolvente ambiental, no Porto Formoso, Açores, será de novo palco do eco festival Azores Burning Summer, que assinala o seu décimo aniversário a 30 e 31 de agosto.

Música, cinema, ecodesign, veículos elétricos, debates, ‘land art’ e ações comunitárias constituem os ingredientes do evento, que “valoriza a qualidade da experiência por parte do público e a sua relação com a natureza envolvente”, de acordo com a organização.

O evento é promovido pela Associação Regional para a Promoção e Desenvolvimento do Turismo, Ambiente, Cultura e Saúde, que o apresentou hoje na freguesia do Porto Formoso, no concelho da Ribeira Grande, na ilha de São Miguel, nos Açores.

 Eco Festival Azores Burning Summer / 2024

Na primeira noite do festival, especialmente dedicada a Cabo Verde, a principal atração é a artista Mayra Andrade acompanhada por Djodje Almeida na guitarra acústica, e que se estreia nos Açores com o projeto “reEncanto”, segundo o cartaz.

O Azores Burning Summer pretende assinalar a segunda noite com o regresso dos artistas que mais marcaram o evento, como o Moullinex Live, Da Chick e Xinobi Live, entre outros, a par dos dj sets de Isilda Sanches, Herberto Quaresma e Pedro Tenreiro.

A noite musical irá encerrar com a dupla Moullinex & Xinobi num ‘back-to-back’ que “promete muita animação”, segundo a organização.

Num festival que se desenvolve numa baia edílica da ilha de São Miguel, um dos eventos principais é o Vive, um programa comunitário de saúde que “pretende melhorar os níveis de literacia em saúde e promover hábitos de vida saudáveis junto da comunidade local”.

Trata-se de uma iniciativa cujo público-alvo é a população residente entre as freguesias do Porto Formoso e os Fenais da Ajuda, no concelho da Ribeira Grande.

A organização do festival vai voltar a desenvolver o cinema na praia, com a projeção de quatro filmes em quatro noites, na esplanada do Moinho Terrace Café, na Praia dos Moinhos.

O eco market, feira dedicada ao ecodesign e produtos naturais, também está de volta, a par da expo de veículos elétricos, bem como a programação do festival especialmente dedicado às crianças.

Trata-se de uma colaboração com o Instituto Okeanos e o Observatório do Mar dos Açores que, através do programa comunitário Habitat, irá “desenvolver atividades educativas sobre o mar dos Açores em todas as instituições da rede de atl’s da Ribeira Grande, prevendo-se abranger cerca de 300 crianças e jovens.

 

PUB