O Santa Clara, reduzido a 10 elementos desde os 40 minutos, conseguiu hoje vencer em Penafiel, por 2-1, graças ao ‘bis’ do defesa Pedro Pacheco, e cimentou a liderança da II Liga de futebol, na 22.ª ronda.
O central do emblema da Ponta Delgada inaugurou o marcador aos 20 minutos e, apesar da expulsão de Vinícius Lopes, aos 40, e o golo dos ‘rubro-negros’ por Robinho, de penálti, aos 45+2, viria novamente a marcar, aos 86, dando os três pontos à sua equipa.
Os líderes da II Liga tiveram um melhor começo na partida, com mais posse de bola e aproximações à baliza adversária, perante um Penafiel mais recatado, no seu meio-campo defensivo.
Como tal, foi com naturalidade que os açorianos inauguraram o marcador na sequência de um pontapé de canto no lado esquerdo, com Luís Rocha a efetuar um primeiro desvio ao cruzamento, que deixou Pedro Pacheco isolado à ‘boca’ da baliza para fazer o 1-0, quando se jogava o minuto 27.
Uma entrada imprudente e violenta de Vinícius Lopes sobre o guarda-redes penafidelense Pedro Silva, aos 40, resultou na expulsão direta do avançado do Santa Clara, incidência que viria a alterar a tendência de domínio do conjunto visitante até então.
A juntar à superioridade numérica, o Penafiel beneficiou de uma grande penalidade, por mão na bola de Lucas Soares, ainda no período de compensação do primeiro tempo (45+2), com Robinho a enganar o guarda-redes Gabriel Batista para restabelecer a igualdade antes do intervalo.
Ainda assim, com o decorrer dos minutos, o Penafiel foi deixando ‘respirar’ o Santa Clara, ao parar de produzir oportunidades de golo e a permitir aos açorianos irem subindo no terreno, apesar de reduzidos a 10.
Novamente de bola parada, através de um livre lateral cobrado pela esquerda ao segundo poste, por Bruno Almeida, Pedro Pacheco voltou a surgir solto de marcação e ‘bisou’ na partida, já aos 86, permitindo ao Santa Clara fazer o 2-1, resultado que o conjunto conseguiria segurar até final.
Aos 90+8, nos últimos instantes da partida, Rafael Martins ainda se isolou e rematou à trave da baliza, no que poderia ter sido o terceiro golo para os visitantes, imediatamente antes de o jogo terminar.
Jogo no Estádio Municipal 25 de Abril, em Penafiel.
Penafiel – Santa Clara, 1-2.
Ao intervalo: 1-1.
Marcadores:
0-1, Pedro Pacheco, 27 minutos.
1-1, Robinho, 45+2 (grande penalidade).
1-2, Pedro Pacheco, 86.
Equipas:
– Penafiel: Pedro Silva, Rúben Pereira, João Miguel, Diogo Brito (83), João Oliveira, Diogo Batista, Reko (Chico Teixeira, 77), Filipe Cardoso (André Silva, 65), João Silva, Hugo Firmino (Hélder Suker, 83) e Robinho (Miguel Maga, 65).
(Suplentes: Manuel Baldé, Rúben Freitas, Miguel Maga, Bruno Pereira, Chico Teixeira, Adílio Santos, Hélder Suker, Pedro Vieira e André Silva).
Treinador: Hélder Cristóvão.
– Santa Clara: Gabriel Batista, Pedro Pacheco, Luís Rocha, Sidney Lima, Lucas Soares (Rafael Santos, 89), Pedro Ferreira, Gustavo Klismahn (Bruno Almeida, 80), Paulo Henrique, Ricardinho (Yannick Semedo, 72), Alisson Safira (Rafael Martins, 72) e Vinícius Lopes.
(Suplentes: Marcos Díaz, Sema Velázquez, Rafael Santos, MT, Yannick Semedo, Bruno Almeida, Andrezinho, Rafael Martins e Gabriel Silva).
Treinador: Vasco Matos.
Árbitro: Carlos Macedo (AF Braga)
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Marcos Díaz (56), Reko (56), Alisson Safira (57), Paulo Henrique (85) e Gabriel Batista (90+2). Cartão vermelho direto para Vinícius Lopes (40).
Assistência: Cerca de 400 espetadores.