O Presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, presidiu hoje à cerimónia de lançamento da primeira pedra do Azores Retail Park, em Ponta Delgada, destacando a importância deste investimento privado no fortalecimento da economia regional.
“É tão bom podermos contar com investimentos que não dependam da subvenção pública para fazer acontecer, com ousadia, o desenvolvimento”, afirmou José Manuel Bolieiro, sublinhando que o projeto simboliza a confiança no futuro económico dos Açores, fruto de políticas públicas que criam um ambiente favorável ao investimento.
Com um valor total de 40 milhões de euros, o Azores Retail Park, promovido pela Vigent, contará com 11 unidades comerciais e 800 lugares de estacionamento. Além de impulsionar o comércio, estima-se que o projeto crie cerca de 200 postos de trabalho durante a fase de construção e 550 empregos diretos e indiretos na operação.
José Manuel Bolieiro aproveitou a ocasião para destacar o crescimento sustentado da economia regional, que tem registado avanços expressivos em vários indicadores.
“A economia açoriana cresce de forma consecutiva há 40 meses, com um PIB ‘per capita’ que atingiu os números mais elevados desde 2016. Este dinamismo também reflete-se no mercado de trabalho, com mais de 120 mil pessoas empregadas no terceiro trimestre de 2024, o valor mais alto de sempre”, reforçou o líder do executivo.
Além disso, o Presidente destacou os resultados positivos de iniciativas como o Mecanismo de Apoio ao Incremento Salarial (MAIS), que beneficiou quase 20 mil trabalhadores, e o programa Contratar, que apoiou a contratação de quase 5 mil profissionais, 87% deles com contratos sem termo.
No setor do turismo, os Açores também registam crescimentos significativos, com os passageiros desembarcados e as dormidas a aumentarem 25,5% e 28,3%, respetivamente, entre 2019 e 2023.
José Manuel Bolieiro concluiu afirmando que “o impulso à confiança e à experiência dos investidores privados tem, através do seu próprio investimento, contribuído para o desenvolvimento coletivo dos Açores. É assim que damos maturidade à nossa economia e à nossa sociedade”.
“O lançamento do Azores Retail Park reflete o equilíbrio entre a intervenção governamental e o incentivo ao investimento privado, consolidando os Açores como uma região atrativa e competitiva no panorama nacional e europeu”, concluiu.