O HC Ponta Delgada recebeu, esta quinta-feira, o Marítimo SC no pavilhão Sidónio Serpa a contar para a 13ª jornada do Campeonato Nacional da 3ª Divisão, zona Sul B. Os azuis da Calheta venceram, mas não convenceram, derrotando o HC Ponta Delgada por 2 – 1 com um empate 1 – 1 ao intervalo.
Tratava-se sim de um dérbi, sempre muito esperado pois colocava frente a frente o HC Ponta Delgada e Marítimo SC ambos com objetivos destintos neste campeonato. Por outro lado, o HC Ponta Delgada queria demonstrar em pista que o aconteceu no jogo do Massamá é para esquecer.
Nas bancadas do pavilhão Sidónio Serpa com uma boa afluência de adeptos de ambos os clubes em semana de Natal, tiraram um “tempinho”, uns para ver os seus filhos e amigos e outros a torcer pelo seu clube de coroação.
Já se jogava há cerca de 10 minutos desta 1ª parte e depois de boas transições conseguidas pelo HC PDL, Pedro Paula faz o 1 – 0 com assistência de Fábio Larsen.
Aos 13:29 o árbitro Fernando Lopes exibe pela primeira vez o cartão azul a Bruno Botelho do Marítimo, por falta sobre um adversário e a cortar uma jogada prometedora do HC PDL. Da amostragem do cartão azul e o respetivo livre direto Fábio Larsen falha.
E numa falta na área do HC Ponta Delgada, o árbitro assinalou penalti aos 4:53 para o Marítimo, que Alexandre Resendes também falha. Segunda penalidade a favor do Marítimo por falta de Nelson Calisto sobre um adversário dentro da área de grande penalidade e Fernando Lopes assinala o castigo máximo, que Carlos Guimarães concretiza aos 2:13 e empatando a partida 1 – 1, resultado com que termina a 1ª parte.
Foi uma primeira parte tranquila em que o Marítimo só falhou na concretização final, mas merecendo o empate. Por outro lado, Sandro Melo do HC PDL contou para este jogo com reforço Francisco Freitas, regressado de uma lesão grave, mas ainda um pouco longe da forma desejada.
Para esta 2ª parte o HC Ponta Delgada entrou para o jogo a defender bem o seu reduto e explorando os contra-ataques. O Marítimo a pressionar alto desfez o empate pelo Argentino Octavio Zangheri ao minuto 23:30, fazendo o 2 – 1.
E numa jogada dentro da área do HC PDL e quando o árbitro já tinha apitado falta contra o Marítimo, Octavio Zangheri faz falta sobre o guarda redes Rui Santos e o árbitro mostra o cartão azul, não havendo livre direto pois o jogo já estava parado, mas ele teve de abandonar a pista de jogo para cumprir a suspensão junto à mesa de cronometragem.
E aos 17:04 novo livre direto para o Marítimo que Octavio Zangheri falha. E ao minuto 14:08 o guarda-redes Nuno Teixeira do Marítimo, faz uma falta desnecessária dentro da sua área sobre um adversário e penalti para o HC PDL que Nelson Calisto falha.
Nova penalidade aos 8:37 para o Marítimo que Carlos Guimarães também falha. E quando faltava 1:39 para o termo do jogo falta e dentro da área do Marítima por falta grosseira sobre Francisco Freitas e novo penalti. Nelson Calisto chamado a marcar a penalidade, teve no stick a ocasião para empatar o jogo, mas no remate falha o golo do empate. O tempo que restava para jogar o HC PDL jogava mais com o coroação do que a cabeça, o marcador não se alterou com resultado final de 2 – 1 para os azuis da Calheta.
O Marítimo nesta 2º parte esteve algo nervoso, e com falta de eficácia, mais uma vez nas bolas paradas. Se o resultado deste jogo tivesse sido um empate, e a divisão dos pontos premiava o que o HC PDL fez em pista nesta 2ª parte. Mais três pontos na classificação geral para cimentar a liderança da Zona Sul “B” nesta passagem de 2023 para 2024.
Quanto à arbitragem de Fernando Lopes, errou alguns lances, não tendo influência no resultado final.
HC Ponta Delgada:
Cinco Inicial: GR Rui Santos, Pedro Paula, Miguel Pimentel, Nelson Calisto e Mário Jesus.
GR Pedro Furtado, Francisco Freitas, capitão, Carlos Bicudo, José Dias, Fábio Larsen.
Golo: Pedro Paula (1)
Treinadores: Sandro Melo e Herberto Rezendes
Marítimo SC:
Cinco Inicial: GR Tiago Simões, Carlos Guimarães, capitão, Tiago Botelho, Octavio Zangheri e Tiago Simões.
GR Nuno Teixeira, Hugo Monteiro, Alexandre Resendes, Henrique Pimentel, Bruno Botelho
Disciplina: GR Nuno Teixeira (azul), Octavio Zangheri (azul), Bruno Botelho (azul).
Golos: Carlos Guimarães (1), Octavio Zangheri (1).
Arbitragem de Fernando Lopes, árbitro de Categoria B