O Governo dos Açores vai investir mais de 2,4 milhões de euros na construção do Centro de Interpretação Ambiental do Algar do Carvão, na Terceira, um monumento natural localizado no interior de um cone vulcânico, foi hoje anunciado.
Em comunicado, o executivo açoriano (PSD/CDS-PP/PPM) adianta que a Secretaria do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas já “desencadeou os procedimentos necessários para a empreitada de construção do Centro de Interpretação Ambiental do Algar do Carvão”.
“O concurso para a empreitada de construção deste Centro de Interpretação Ambiental conta com um valor de 2,4 milhões de euros, acrescido de IVA à taxa legal em vigor, e um prazo máximo de execução da obra, após assinatura do auto de consignação, de 540 dias”, lê-se na nota de imprensa.
A obra vai permitir aumentar as valências do atual edifício, prevendo-se a criação de zonas de exposição temporárias e permanentes, instalações sanitárias, bilheteira, auditório, loja, cafetaria e arrumos.
“O novo edifício pretende, conceptualmente, reforçar a ideia de túnel lávico, em que o seu interior é uma sucessão de túneis, cuja cobertura terá vigas a diferentes alturas para dar a ideia de estalactites”, adianta o Governo Regional.
Com cerca de 39,34 hectares, o Algar do Carvão, situada na freguesia do Porto Judeu, é um monumento natural localizado no interior de um cone vulcânico, sendo uma das principais atrações turísticas da ilha Terceira.