O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) vai enviar uma equipa de seis elementos para integrar o dispositivo que garantirá a prestação de cuidados de emergência médica pré-hospitalares na Jornada Mundial da Juventude (JMJ).
A equipa açoriana, constituída por dois médicos, dois enfermeiros e dois tripulantes de ambulância de socorro, partirá para Lisboa na quarta-feira e ficará até ao final da JMJ (06 de agosto), informou a Secretaria Regional da Saúde e Desporto dos Açores num comunicado publicado no ‘site’ do Governo Regional.
Segundo a fonte, a equipa integrará dois postos médicos avançados com profissionais do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), no Campo da Graça (Parque Tejo) e na Colina do Encontro (Parque Eduardo VII), que são “os locais dos atos centrais do evento”.
“A participação do SRPCBA na JMJ resulta da cooperação entre os serviços de emergência médica de Portugal Continental (INEM) e os Serviços Regionais de Proteção Civil dos Açores e da Madeira, permitindo fortalecer a resposta a situações de emergência ou catástrofe”, lê-se.