Um total de 18.626 pessoas fizeram a viagem ‘shuttle’ para visitação da Lagoa do Fogo, na ilha de São Miguel, nos Açores, desde a entrada em funcionamento, em 15 de junho, informou hoje o Governo Regional.
Segundo informação disponibilizada à agência Lusa pela Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Transportes dos Açores, desde o dia 15 de junho e as 16:00 locais (17:00 em Lisboa) de segunda-feira (24 de julho), o serviço ‘shuttle’ (assegurado por autocarro) transportou 18.626 pessoas, sendo 362 residentes.
Com o transporte de ‘shuttle’ no acesso à Lagoa do Fogo, a circulação automóvel ficou limitada às viaturas dos residentes e vedada a automóveis de ‘rent-a-car’.
O ‘shuttle’ é gratuito para os residentes e tem um custo de cinco euros para não residentes.
Este serviço de transporte, prestado pela empresa Atlântico Energy, sai da Caldeira Velha, no concelho da Ribeira Grande, e termina na Casa da Água, na Lagoa, fazendo depois o percurso inverso.
O transporte funciona em regime ‘hop on hop off’ e cobre cerca de 14 quilómetros, passando por seis pontos de atração turísticas, das 09:00 às 19:00, todos os dias da semana, incluindo feriados nacionais, regionais ou municipais, até ao dia 30 de setembro.
Segundo a informação hoje revelada, o dia da semana mais procurado pelos visitantes da Lagoa do Fogo é o sábado, seguindo-se a segunda-feira e o domingo, sendo a quarta-feira o dia que regista menos procura.
Os horários com maior procura são das 10:00 às 11:00, das 11:00 às 12:00 e das 12:00 às 13:00.
A média de bilhetes por dia é de 454, sendo que o máximo de bilhetes vendidos num dia (863) foi registado em 19 de junho e o mínimo (103) em 07 de julho (excluindo os primeiros dois dias de operação) do serviço.
O serviço ‘shuttle’ é assegurado com três autocarros (inicialmente foram dois, até à segunda quinzena de julho, devido a problemas técnicos).
Em relação a infraestruturas de apoio, segundo a Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Transportes dos Açores, existem parques de estacionamento em Caldeira Velha (capacidade para 101 lugares), Casa da Água (60 lugares) e Casa da Água (100 lugares) e dois espaços para estacionamento adicional (para visitantes em viatura própria/residentes) no miradouro do Pico da Barrosa e no miradouro da Lagoa do Fogo.
O presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM), José Manuel Bolieiro, acompanhado pela secretária regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, realizou hoje a viagem ‘shuttle’ à Lagoa de Fogo, durante cerca de uma hora, para “fazer a verificação” no terreno da aplicação da medida