A Comissão Política de Ilha de São Miguel do PSD/Açores lamentou hoje o “oportunismo político” do PS relativamente aos estragos causados pelo mau tempo na freguesia da Ribeira Quente, que esteve condicionada por uma derrocada.

Os social-democratas consideram a acusação feita pelos socialistas como uma “atitude condenável e baseada em falsidades”.

De acordo com uma nota de imprensa que cita a vogal Delia Melo, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores “garantiu uma resposta de excelência perante as condições adversas com que se deparou no terreno”.

A única estrada de acesso à Ribeira Quente, na ilha de São Miguel, nos Açores, esteve cortada ao trânsito cerca de 15 horas, devido a uma derrocada, obrigando 50 pessoas a pernoitar num centro social.

“Tudo foi feito para garantir a segurança das pessoas na freguesia da Ribeira Quente e daqueles que não conseguiram chegar aos seus lares. Houve total articulação e sintonia da parte das entidades ligadas ao Governo dos Açores. É lamentável o oportunismo político do PS. Trata-se de uma atitude condenável e baseada em falsidades”, afirmou Délia Melo.

Segundo a dirigente, as “acusações sem fundamento proferidas pelo PS mostram também um total desrespeito para com os trabalhadores da administração regional que estão no terreno desde a primeira hora, empenhados em normalizar a situação e garantindo a segurança de pessoas e bens”.

Délia Melo enalteceu “a forma como os trabalhadores da administração regional se adaptaram às dificuldades que foram surgindo ao longo do dia, tendo em conta que operaram sob chuva e ventos fortes constantes”, bem como o apoio prestado na Ribeira Quente pela equipa de catástrofe da Unidade de Saúde da Ilha de São Miguel.

A social-democrata especifica que “foi deslocada para a Ribeira Quente, por via marítima, uma equipa composta por dois médicos e dois enfermeiros, que lá permanecem”.

Segundo a vogal da Comissão Política de Ilha de São Miguel do PSD/Açores, “é lamentável e deplorável a atitude do PS que insiste em proferir falsidades para tentar obter aproveitamento político, quando a prioridade do Governo Regional é o bem-estar e segurança das populações, que estão acima de qualquer diferença partidária”.

O PS da ilha de São Miguel exigiu hoje explicações ao executivo açoriano pelo facto de o presidente da Câmara Municipal da Povoação, Pedro Melo (PS), ter denunciado a “total ausência de informação” por parte das autoridades regionais competentes, durante várias horas.

PUB