A Marinha, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada), em articulação com o Centro de Orientação de Doentes Urgentes – Marítimos (CODU-MAR), coordenou, desde as 19h22 (horas locais) do dia 26 de abril, o resgate médico de dois passageiros, uma mulher, de 56 anos, de nacionalidade norte-americana, e um homem, de 68 anos, de nacionalidade britânica, que se encontravam a bordo do navio de passageiros  “ODYSSEY OF THE SEAS”, que navegava a cerca de 740 milhas náuticas, o equivalente a 1370  quilómetros, sudoeste dos Açores, e que apresentavam quadro clínico que requeria o seu encaminhamento para unidade hospitalar.

O navio, com bandeira das Bahamas, reportou que a passageira sofreu oclusão intestinal por obstrução de ileostomia e o passageiro encontrava-se com sintomas de gota e de diarreia repetida.
Em virtude da situação, o CODU-MAR determinou a necessidade de resgate imediato, tendo o navio, que se encontrava ainda na área de busca e salvamento de Norfolk, sido divergido para a Ilha Terceira, e solicitado o apoio do Centro Coordenador de Busca e Salvamento Aéreo das Lajes (RCC Lajes) para efetuar a retirada dos dois tripulantes, por meio aéreo.
O resgate foi efetuado pela aeronave EH-101 da Força Aérea Portuguesa (FAP), que transportou os dois pacientes, para o Aeroporto das Lajes, na ilha Terceira, onde aterrou às 15H06 (horas locais) de ontem, dia 28 de abril. Os dois pacientes foram posteriormente transferidos para a unidade hospitalar.

Estiveram envolvidos nesta operação o MRCC Delgada, o RCC Lajes, o CODU-MAR, um helicóptero EH-101, uma ambulância do Serviço Regional de Proteção Civil dos Açores e o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.

PUB