Foto e Texto: José Araújo

O pavilhão Sidónio Serpa recebeu a primeira jornada do Torneio Cidade de Ponta Delgada, entre o HC Ponta Delgada e o Marítimo SC.

O Marítimo SC venceu o HC Ponta Delgada na passada 5ª feira dia 19 de setembro por 5 – 3, a equipa da calheta perdia por 1 – 0 ao intervalo.

Sim, foi um dérbi micaelense arbitrado pelo Árbitro Nacional Rui Martins acompanhado por José Dias, Árbitro Regional.

Num jogo que inicialmente estava marcado para as 20H00, conforme cartaz distribuído aos órgãos de comunicação social, começou vinte e cinco minutos atrasado. Trata-se do primeiro jogo oficial da APSM e é natural acontecer estes atrasos.

O jogo não era fácil, pois tratava-se de um dérbi de Ponta Delgada e exigia-se um árbitro com outra rodagem e a Associação nomeou e bem o Rui Martins para ser o primeiro árbitro. O 2.º árbitro José Dias, com a sua pouca experiência não comprometeu o jogo.

Foi uma partida que no fundo foi um pouco mais difícil para o HC Ponta Delgada pois jogava com uma equipa com outros valores e objetivos. Entrou bem no jogo a abrir linhas dado que o Marítimo não pressionava muito. Assim aconteceu, mas foi preciso esperar algum tempo para que Pedro Soares abrisse o ativo de uma penalidade, originada por uma falta grosseira sobre Pedro Paula dentro da área o HC PDL.

O Marítimo por aquilo que tenho visto nos treinos, neste jogo acusou o golo, concretizou boas jogadas técnicas, muitas vezes ensaiadas, mas não concretizava em golos.

O HC PDL não baixou os braços, sacudiu a pressão do adversário fazendo bons passes em contra-ataque não concretizando porque o guarda-redes espanhol do Marítimo Jan Marimon estava muito atento. A 1ª parte terminou com o resultado de 1 – 0 para o HC Ponta Delgada.

Na 2ª parte o Marítimo não tinha nada a perder, abriu linhas jogou melhor, teve mais tempo a bola em seu poder, não conseguindo marcar, pois, os guarda-redes do HC PDL Nuno Teixeira (ex-Marítimo) esteve em grande plano transmitindo confiança aos seus colegas, o que já é hábito nele.

Quem não marca sofre e o HC PDL sofreu pressão do Marítimo que concretizou em golos de Vicente Correia, Vilson Bortolotto, João Silva e 2 golos de Tiago Botelho, neste jogo capitão da equipa.

O HC Ponta Delgada teve ainda a oportunidade de se adiantar no marcador nesta segunda parte por duas vezes, sendo o Pedro Soares o autor de mais dois golos fruto de um bom entrosamento que tem com os seus colegas da época passada. Uma nota para Alexandre Resendes, reforço para esta época, esteve no seu normal, mas ainda está numa fase de adaptação ao hóquei do HC PDL.

No capítulo da disciplina uma advertência para Tiago Botelho, e um cartão azul para Argentino Agostinho ambos do Marítimo.

Na bancada o sexto jogador mais uma vez esteve em bom número, levando andas as claques a apoiar as equipas aquando de jogadas perigosas para ambas as balizas.

Numa breve apreciação ao jogo desta jornada, o HC PDL foi melhor nos primeiros 20 minutos, tendo o Marítimo acusado o golo não conseguindo marcar e o HC PDL, geriu bem a vantagem, levando para o intervalo um resultado a seu favor. Por outro lado, o Marítimo tinha de virar o resultado do jogo, melhorou na 2.ª parte aproveitando o desgaste físico do seu adversário, tendo vencido por 5 – 3.

Neste jogo duas ausências uma para cada equipa, Nélson Calisto para o HC PDL e Octávio Zangheri (Kochi) para o Marítimo SC.

Olhando para o palmarés do Torneio Cidade de Ponta Delgada, o Candelária SC já venceu por oito vezes e o Marítimo cinco. Este Torneio serve para as equipas dos Açores rodarem os seus atletas e os treinadores tirarem elações para a época que se aproxima.

Jogaram e alinharam neste jogo:

HC Ponta Delgada

  • Cinco Inicial: GR Nuno Teixeira, Francisco Freitas, Pedro Soares, Mário Jesus e Alexandre Rezendes.
  • GR Michael Tavares, Pedro Paula, Miguel Pimentel, Fábio Larsen, Rodrigo Pimentel.
  • Treinador: Herberto Resendes

Marítimo SC

  • Cinco Inicial: GR Jan Marimon, Tiago Botelho, João Silva, Argentino Agostinho “TINO” e Vilson Bartolotto
  • GR Miguel Santos, Tiago Leite, Bernardo Mateus, Vicente Correia.
  • Treinador: Júlio Soares
PUB