O deputado do PSD/Açores Joaquim Machado sublinhou hoje o “bom desempenho” da economia regional, evidenciado pelo crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) dos Açores acima da média nacional, de acordo com os mais recentes dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).
“Os dados do INE confirmam o crescimento nominal e real do PIB superior à média nacional, evidenciando uma verdadeira convergência com o país”, destacou o parlamentar social-democrata.
Segundo as Contas Regionais do INE relativas a 2023, os Açores registaram um crescimento real do PIB de 3,4%, posicionando-se como a segunda região do país com maior subida, acima dos 2,5% registados a nível nacional.
Joaquim Machado destacou ainda que “o crescimento médio anual nominal, de 2021 a 2023, é superior ao dobro da média registada nos últimos três anos de governação socialista (2017 a 2019), desconsiderando o impacto negativo da pandemia em 2020, que resultou numa contração de 7,2%”.
O deputado atribuiu este desempenho económico à forte aposta no setor do Turismo, que tem registado sucessivos recordes no número de hóspedes, dormidas e passageiros desembarcados nos aeroportos açorianos.
“Em 2024, atingimos um recorde absoluto de receitas geradas pelo Turismo nos Açores, com o Valor Acrescentado Bruto do setor a aproximar-se dos 1.000 milhões de euros. Este setor já representa 17% do PIB regional”, frisou Joaquim Machado.
O crescimento económico também se reflete no mercado de trabalho, com os Açores a registarem “a maior população empregada da história da Autonomia”, segundo o parlamentar.
Além disso, Joaquim Machado destacou o impacto das políticas fiscais do Governo da Coligação PSD/CDS-PP/PPM, que resultaram na redução de impostos. “Esta medida deixou quase 200 milhões de euros nos bolsos das famílias e das empresas, estimulando o consumo, a poupança e o investimento”, apontou.
O deputado social-democrata acrescentou que o bom momento económico é visível no aumento da remuneração média mensal dos trabalhadores açorianos, que subiu para 1.442 euros no terceiro trimestre de 2024, mais 109 euros face ao período homólogo do ano anterior. O salário mínimo regional também será atualizado, alcançando os 913,50 euros em 2025.
Joaquim Machado concluiu que “o crescimento económico dos Açores é sustentado por indicadores como o aumento do Indicador de Atividade Económica, que cresce consecutivamente há 42 meses, e do Indicador do Consumo Privado, em alta há 44 meses consecutivos”.
“Os trabalhadores, as famílias e as empresas estão a beneficiar de um ciclo económico positivo, resultado de políticas assertivas que fortalecem a economia regional e promovem o bem-estar dos açorianos”, afirmou o deputado.