O vice-presidente do Governo dos Açores defende que os arquipélagos da Macaronésia têm de “reivindicar junto das instituições europeias o valor e a importância geoestratégica destas regiões, que conferem à União Europeia um enorme potencial de valorização”.

Segundo uma nota divulgada hoje pelo executivo açoriano, Artur Lima defendeu esta ideia na III Cimeira dos Arquipélagos da Macaronésia, que decorreu quarta e quinta-feira na ilha de Lanzarote, no arquipélago das Canárias, em Espanha, evento organizado pela presidência do Governo das Canárias.

“A presença dos Açores nesta cimeira sublinha a importância do diálogo contínuo entre as regiões que compõem a Macaronésia. Necessitamos de recuperar os laços que sempre mantivemos com os arquipélagos vizinhos, pois só assim cumpriremos a nossa vocação atlântica”, afirma Artur Lima, citado na nota.

O vice-presidente do Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM) salienta ainda que “os desafios da insularidade exigem respostas eficazes que só poderão ser alcançadas através de uma colaboração multilateral robusta – nesta colaboração entram em jogo muitas possibilidades, como parcerias nos transportes, relações empresariais, projetos de investigação, formação profissional, ensino superior e a inovação tecnológica”.

PUB